Nesse sábado (19), na sede estadual da APP-Sindicato, aconteceu uma reunião com secretários(as) de Promoção da Igualdade Racial e Combate ao Racismo dos núcleos sindicais da APP, para tratar das cotas raciais em concursos públicos e editais de Processo Seletivo Simplificado (PSS) do Paraná.
O secretário de Promoção da Igualdade Racial e Combate ao Racismo da APP, professor Luiz Carlos dos Santos, relatou sobre as ocorrências das bancas de verificação nos Núcleos Regionais de Educação (NREs). “Em muitos casos ocorreram denúncias de pessoas que utilizam as vagas destinadas às pessoas negras e que por compreensão de algumas pessoas não deveriam usufruir desta política”.
Outro destaque, foi a participação do professor Luiz e da secretária Educacional da APP, Taís Mendes, no acompanhamento de alguns casos e das conversas realizadas na última quinta-feira, dia 17, com o Departamento da Diversidade da Secretaria de Educação (Dedi/Seed) e do Ministério Público do Paraná(MP-PR), para tratar dos editais com vagas para pessoas negras.
Sabe-se que a intervenção do Ministério Público é de extrema importância na garantia do processo de seleção e verificação para as vagas destinadas às pessoas negras nos editais do estado do Paraná. Ficou confirmado que para o ano de 2019, a Seed deverá ter banca de verificação em todos os NRE no final do processo de inscrições para garantir o direito legal dos(as) trabalhadores(as) negros(as).
As atividades de sábado com secretários(as) da APP também integram o calendário da Frente Negra do Paraná em defesa da democracia, que contou com a presença da ex-secretária da Secadi, Macaé Evaristo, e da ex-ministra das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos, Nilma Lino Gomes, que falou sobre o seu livro “O Movimento Negro Educador”.
Agenda APP – XV Encontro do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico Racial do Paraná (FPEDER-PR) será sediado em Guarapuava, de 9 a 11 de agosto de 2018.