Representantes da APP e do FES cobram do Governo uma Perícia Humanizada

Representantes da APP e do FES cobram do Governo uma Perícia Humanizada

Dirigentes se reuniram com a diretora Mariana Filgueiras dos Reis e com o chefe da Perícia Médica, Rafael Augusto Bertuol

Representantes da APP e do Fórum de Entidades Sindicais (FES) reuniram-se nesta terça-feira (16), na SEAP,  com a diretora do Departamento de Saúde do Servidor, Mariana Filgueiras dos Reis, e com o chefe da Perícia Médica, Rafael Augusto Bertuol

Os dirigentes sindicais cobraram que o governo do Paraná ofereça uma Perícia Humanizada aos (às) seus (suas) servidores(as). Os temas tratados foram Perícia Terceirizada; Nota Técnica sobre Psiquiatria e Reumatologia; Aulas Extraordinárias/afastamento de função ou readaptação; e indeferimentos de licença para tratamento de saúde, afastamento de função ou readaptação.

“Foi uma boa reunião, onde pudemos colocar as dificuldades que as diversas categorias de servidores têm enfrentado com relação à Perícia. Vários encaminhamentos foram tirados na reunião”, afirma Tereza Lemos, secretária de Saúde e Previdência da APP, que representou o Sindicato, juntamente com o coordenador do Jurídico, Adenilson Zanini.

Os encaminhamentos da reunião  foram: o Departamento de Saúde do Servidor vai fazer oficina  com os departamentos de Recursos Humanos das Secretarias sobre Perícia Médica. Os laudos serão mais detalhados, para que o (a) servidor (a) possa entender melhor o resultado. O Estado vai contratar novos peritos e o Departamento vai analisar as possibilidades de solucionar  o problema  de realização  de Junta Médica  somente em Curitiba, o que é  dispendioso e difícil  para a/o servidora/or que está doente.   A reivindicação é que tenha Junta Médica Regional. 

O tema aulas extraordinárias/afastamento de função ou readaptação será aprofundado numa próxima reunião, assim como as reivindicações sobre as exigências da Nota Técnica de Psiquiatria  e Reumatologia. “Cobramos também que tenha médicos psiquiatras dentre os peritos, pois há essa necessidade de profissionais com formação específica”, diz Tereza Lemos.

A luta por uma Perícia Humanizada integra a pauta da APP há anos.  No entanto,  esse ainda é um dos principais pontos  de reivindicação das/os servidores, quando se trata de  Perícia Médica.

Isso vai fechar em 0 segundos

MENU