Relatório global faz alerta sobre condições de estresse, baixos salários e desvalorização enfrentadas pelos(as) professores(as)

Relatório global faz alerta sobre condições de estresse, baixos salários e desvalorização enfrentadas pelos(as) professores(as)

Estudo sobre a profissão docente em todo o mundo aponta desafios vivenciados pela categoria e oportunidades para os governos reverterem o quadro de escassez de professores(as)

Foto: Arquivo pessoal / AEN

Os dados do “Relatório Situação dos Professores no Mundo” (2024 Global Status of Teachers Report), lançado na última sexta-feira (25) pela Internacional da Educação, revelam a gravidade dos desafios enfrentados pelos(as) docentes no mundo todo. O documento enfatiza que, apesar das situações que contribuem para o estresse, o esgotamento e a desilusão serem comuns em muitos países, os problemas não são universais e destaca exemplos de regiões que têm adotado estratégias de sucesso para reverter o quadro de escassez de professores(as).

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Segundo o relatório, a falta de professores(as) é uma crise grave que atinge todos os níveis de educação. Salários baixos, progressão de carreira ruim e jornadas de trabalho exaustivas são apontadas como causas desse problema. Em relação às condições de trabalho e bem-estar, a pesquisa destaca o impacto na saúde mental, resultante do grande número de alunos(as) por turma, falta de respeito, de condições adequadas para o exercício da profissão e de suporte para manutenção da saúde emocional. Os professores(as) também enfrentam a falta de diálogo e de participação na tomada de decisões.

O estudo foi elaborado com informações fornecidas por 204 sindicatos de 121 países. Apesar dos desafios descritos pela maioria das nações, o relatório enfatiza que essas condições não são universais e destaca exemplos que vão na contramão desta crise. De acordo com os autores, em alguns países do leste Asiático e do norte da Europa, os dados informados pelos sindicatos demonstram ações de sucesso no combate da rotatividade e da escassez de professores(as).

“Nesses países, os professores são percebidos como construtores de nações, e investimentos significativos são feitos em sua remuneração, desenvolvimento profissional e condições de trabalho. Essas medidas contribuem para maiores taxas de retenção e melhores resultados educacionais, demonstrando que a mudança sistêmica é possível com políticas deliberadas e um compromisso com a valorização dos educadores”, explicam.

Segundo os autores, a valorização salarial dos(as) educadores(as), o respeito e oportunidades de aprendizado profissional são características encontradas nestes sistemas educacionais, que também promovem ambientes de apoio, criando condições que permitem aos docentes obterem sucesso na execução de suas funções e permanecerem na profissão.

Diante dos desafios, o relatório recomenda a tomada de ações ousadas e urgentes que incluem melhorar a remuneração e a carreira docente, apoiar o bem-estar e a saúde mental dos(as) professores(as), promover o respeito pela profissão docente, ampliar o financiamento da educação pública e resistir às tendências de privatização.

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