Raul Seixas (1945 a 1989) | APP-Sindicato

Raul Seixas (1945 a 1989)


Raul Santos Seixas nasceu no dia 28 de junho de 1945, em Salvador. Filho do engenheiro de estrada de ferro, Raul Varella Seixas, e da dona de casa Maria Eugênia Santos Seixas.

Na escola, iniciou com 7 anos de idade, reprovou na 2ª série por três anos e foi estudar no curso interno do Colégio Marista, mas só completou a 3ª série. Segundo alguns biólogos, o mal desempenho era decorrente de Raul ficar ouvindo músicas ao invés de focar nos estudos.

Independente da escola e de horas ouvindo rock (Elvis Presley e de Little Richard), sua infância – amigável com seu irmão Plínio Santos Seixas – e adolescência foram marcadas por leituras e criação de histórias que Raul desenhava nos cadernos das escolas, além de fundar o fã clube “Elvis Rock Club”, em 1959, junto com o amigo Waldir Serrão.

Raul ficou conhecido por suas músicas, mas diziam que ele queria mesmo é ser escritor. Raulzito, como também o chamavam, saiu de cena aos 44 anos decorrente de diabetes e complicações em função do consumo desregrado de álcool, no dia 21 de agosto de 1989, em São Paulo.

Músicas e características

Raul Seixas está presente com seus hits até os dias de hoje no cenário da música brasileira. Suas canções, composições, produções e seu lado multi-instrumentista deixou marcas, que,  por infinitas vezes, foi chamado de “Pai do Rock Brasileiro” e “Maluco Beleza”. 

Considerado um dos pioneiros do rock brasileiro, sua história musical está estampada nos 17 discos lançados durante seus 26 anos de carreira.  

Na adolescência, já consta a sua integração à banda “Os Relâmpagos do Rock” – posteriormente batizada como “The Panthers”. Seu disco de estreia foi junto com “Os Panteras” (1968). Seu primeiro disco solo foi lançado em 1973, com o álbum “Krig-Ha, Bandolo!”

Como produtor musical na CBS (RJ) trabalhou com artistas como Jerry Adriani, Trio Ternura e Renato e Seus Blue Caps.

Raul e Paulo Coelho criaram a Sociedade  Alternativa (1974):  “Faça o que tu queres, pois é tudo da lei”, diz um trecho da letra do hit Sociedade Alternativa da dupla. Neste mesmo ano, Raul e Paulo são presos pelo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) e exilados nos EUA.

“Maluco Beleza” e “Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás” foram alguns dos seus grandes sucessos. Seu último disco foi “A Panela do Diabo”, em 1989

Quem nunca ouviu o pedido: “Toca Raul”? Realmente o seu legado musical ultrapassou gerações.

O Dia em que a Terra Parou (1977)

Essa noite
Eu tive um sonho de sonhador
Maluco que sou, eu sonhei
Com o dia em que a Terra parou
Com o dia em que a Terra parou
Foi assim
No dia em que todas as pessoas do planeta inteiro
Resolveram que ninguém ia sair de casa
Como que se fosse combinado, em todo o planeta
Naquele dia ninguém saiu de casa
Ninguém
O empregado não saiu pro seu trabalho
Pois sabia que o patrão também não tava lá
Dona de casa não saiu pra comprar pão
Pois sabia que o padeiro também não tava lá
[…]

Discografia essencial

Dicas para sala de aula

Área de Linguagens

(Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes e Educação Física)

1960 – Martin Luther King

Martin Luther King lutou pelos princípios de liberdade, igualdade e pelos direitos civis na América. Destaca–se na luta pelos direitos civis nos EUA (1960). Ganhou o Prêmio Nobel da Paz pelo combate pacífico contra o preconceito racial. 

Saiba mais sobre o histórico de Martin Luther King

1970 – Tricampeonato Mundial

Uma conquista importante para o futebol brasilerio. A seleção conquistou o Tricampeonato Mundial no ano de 1970, trazendo a taça Jules Rimet para o país.

Saiba mais sobre o histórico da taça Jules Rimet

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

(Filosofia, Geografia, História e Sociologia)

1976 – Lei Falcão

Criou-se a Lei Falcão no Brasil, em 1976, e assim a propaganda eleitoral na TV ficou reduzida à apresentação do nome, número e currículos de quem se candidata, e sem debate. 

Como estamos em ano eleitoral, é uma oportunidade para conhecer mais sobre as regras gerais para a divulgação de propaganda eleitoral (aqui). 

Já em 1979, Margareth Thatcher foi a primeira mulher a ocupar o cargo de Primeira Ministra Britânica da história. Reflita sobre a ocupação das mulheres nos espaços de poder em comparação aos homens.

Saiba mais:

Mulheres representam apenas 12% dos prefeitos e vereadores eleitos no Paraná em 20 anos

Direito ao voto feminino no Brasil completa 92 anos, mas representatividade das mulheres na política ainda é desafio a superar

Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias

(Biologia, Física e Química)

1985 – Cometa Halley

O Cometa Halley pode ser visto a olho nu da superfície terrestre e sua passagem ocorre a cada 75 ou 76 anos. Sua última passagem na Terra foi entre 1985 e 1986. Suas características são a intensa luminosidade e a baixa densidade. 

A passagem do Cometa representa um marco na ciência astronômica e em outras áreas correlatas. 

Este fenômeno e a sua visibilidade ganharam músicas como a  “Cometa Halley”, de Bendito Di Paulo, e ainda existe a música “Halley”, Canção da Turquia, no Festival Eurovisão da Canção.  

Saiba mais:

Geografia do cometa

Área de Matemática e suas Tecnologias

.

.

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU