A APP-Sindicato reafirma a posição de que volta às aulas presenciais só com vacina para todos(as) e esclarece que as escolas da rede pública estadual não podem ser tratadas de maneira distinta, como o governador Ratinho Jr sugeriu nesta terça-feira a jornalistas em Curitiba. Ratinho Jr disse que diretores de escola poderiam retomar as aulas presenciais se achassem que é seguro. Mais uma vez o governador insiste em tentar solucionar um problema criando outro. Agora quer também jogar no colo de outros a responsabilidade que é dele.
Ratinho Jr afirmou que “a ideia” é conversar com professores(as), diretores e chefes de Núcleo Regionais de Educação e aqueles que “porventura” entendam que podem retomar as aulas presenciais poderiam fazer isso. Felizmente para a Educação pública isso não é possível. Escolas da rede pública estadual não podem ser tratadas de maneira diferente. Além disso, profissionais da Educação, por mais qualificados que sejam, não podem decidir questões epidemiológicas, ao contrário do que gostaria o governador.
Falando livremente na “entrevista”, Ratinho Jr sentiu-se à vontade para falar bobagens e tergiversar sobre “toda uma segurança” de medidas que sabe impossíveis de cumprir nas escolas. Ele titubeia e idealiza um mundo onde a gestão dará conta de tudo. Parece pressionado a dizer coisas que sabe não serem verdade, mas os compromissos com os empresários da educação exigem.