Ratinho deixa Paraná nos últimos lugares em ranking de investimento na educação APP-Sindicato

Ratinho deixa Paraná nos últimos lugares em ranking de investimento na educação

Entre 2018 e 2021, investimentos em educação caíram 2,39% considerando a inflação do período

>> Quer receber notícias da APP pelo whatsapp ou telegram? Clique aqui.

O Paraná é um dos quatro estados com queda real no investimento em educação em 2021, na comparação com 2018, período sob a gestão Ratinho Jr. Considerando a inflação (IPCA), a variação negativa foi de 2,39%.

Entre 25 estados e o Distrito Federal, apenas Rio Grande do Sul, Maranhão e Rio de Janeiro apresentaram queda mais aguda nos investimentos. Os dados incluem gastos com educação básica e superior, e foram extraídos do Siconfi, o Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro, da Secretaria do Tesouro Nacional.

Estados com as economias menos pujantes superaram de longe o Paraná na alta de investimentos em educação. O ranking  é liderado pelo Espírito Santo, com alta real de 64,26%. Na vizinha Santa Catarina, a alta foi de 47%.

O ranking foi elaborado pelo economista Cid Cordeiro, da assessoria da APP.

Os dados evidenciam que, ao contrário do que diz na propaganda, o governo Ratinho Jr não trabalha para melhorar a educação no Paraná, oferecendo escolas melhores para os(as) estudantes e melhores condições de trabalho e valorização para os(as) educadores(as).

Se consideradas apenas as despesas realizadas com recursos do Tesouro do Estado e do Fundeb, cálculo utilizado para atingir a obrigação constitucional de destinar 25% da Receita Corrente Líquida à educação (RCL), a conta também é desfavorável ao Paraná.

Enquanto em 2018, último ano do governo Beto Richa, o investimento em educação básica correspondia a 27,39% da RCL, em 2021 o percentual caiu para 25,5%. Isso porque as receitas cresceram 26,4% no período, mas o investimento em educação ficou para trás.