Prova Paraná com Rankeamento e premiações prejudicam alunos(as) APP-Sindicato

Prova Paraná com Rankeamento e premiações prejudicam alunos(as)

Após Sindicato recomendar o boicote, estudantes aderem a mobilização contra avaliação de Renato Feder

Colégio Estadual João XXIII, Maringá - Foto: Arquivo / Seed

Chegando a sua quarta etapa, a Prova Paraná será aplicada nesta quarta-feira (27) em todo o estado. A avaliação criada por Renato Feder é aplicada nos 399 municípios do estado, atingindo mais de 430 mil alunos do Ensino Básico, Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O formato aplicado pela Secretaria de Estado da Educação e Esportes (Seed), só inclui questões de língua portuguesa e matemática.

Contrária a prova, a direção estadual da APP-Sindicato rechaçou a medida e convocou os(as) professores(as) e estudantes para boicotarem a avaliação. “Esse boicote serve também para que todos realizem uma reflexão, questionando se é este modelo de escola que queremos uma escola que é voltada para a produção de fábrica. A educação é mais rica que isso e tem um papel mais amplo, de trabalhar com a formação de estudantes e que eles(as) possam exercer a cidadania plena”, explicou o presidente da APP-Sindicato, Professor Hermes Leão.

O Sindicato vem criticando a avaliação desde o primeiro semestre, enfatizando o problema que a centralidade que o processo de provas tomou dentro da avaliação escolar. Para piorar, a Seed tem utilizado premiações e rankeamento como “estimulo” para que alunos realizem a prova.

“Nós consideramos muito grave essa prática, ela não dialoga com a ética que nós precisamos trabalhar dentro das escolas. Por isso que para essa quarta etapa, nós estamos sim apoiando e aprovamos o princípio do boicote a essa etapa. Quero pedir para que todos e todas rechacem essa prática de premiação, agora oficializada pela Seed aos diretores(as) de escola, com estímulos a premiação em nota, a propaganda sobre esse modelo. Nós não podemos aceitar que o Paraná atinja uma boa pontuação no Ideb, sob uma fraude intelectual”, finaliza o Professor Hermes Leão.

Confira a matéria da UPES sobre o tema:

Prova Paraná : quais são os limites para obter resultados

MENU