Apesar de anunciado em fevereiro, somente agora – 7 meses depois -, 287 professores(as) e pedagogos(as) aprovados(as) no concurso público de 2013 devem ser nomeados pelo governo. De acordo com a Agência Estadual de Notícias, os(as) educadores(as) deverão assumir cargos de 20 horas.
Mesmo com toda a angústia por esperar quatro anos para uma nomeação, os(as) professores(as) ainda lidam com o discurso do governo de que educação é prioridade. O governo volta a falar em equilíbrio nas contas públicas, mas não paga a data-base e Piso Nacional do magistério.
Em Assembleia Estadual, os(as) educadores(as) votaram e aprovaram paralisação no dia 30 de agosto. Desde então, o governo vem anunciando algumas obrigações como bondade. “Cumprir a lei é obrigação do governo. Nomear os professores quatro anos depois do concurso não é mérito, o governo devia se envergonhar de dizer que a educação é prioridade para um Estado que pune educadores doentes e gera um caos nas escolas de todo o Paraná”, ressalta o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Silva Leão.
Mais concursos públicos – Uma das defesas constantes da APP-Sindicato é a realização de concursos públicos que atendam a real demanda de professores(as) e funcionários(as) nas escolas. “A convocação de 287 professores ainda está muito longe de atender a demanda das nossas escolas. O número de professores com contratos precários ainda é muito grande”, destaca o presidente. São mais de 20 mil professores(as) com contratos PSS (temporários) atuando nas escolas paranaenses.
Mais mentiras – Mais uma vez o governo divulga dados mentirosos sobre o salário dos(as) professores(as). Atualmente, um(a) professor(a) com licenciatura plena, que ingressa no magistério, recebe R$ 1.415,78 por 20 horas de trabalho semanais. O valor é 15,98% menor do que o Piso Nacional do Magistério definido pelo MEC em janeiro deste ano. Além disso, o governo Richa deve aos(às) servidores(as) estaduais a data-base, ou seja, a reposição da inflação que não é paga há mais de 1 ano e meio.
Confira o decreto de nomeação aqui.
* Atenção nomeados(as): fiquem atentos(as) às convocações dos Núcleos Regionais de Educação e confiram a documentação necessária no edital.
Clique AQUI e leia o que a APP já publicou sobre o concurso de 2013.