Provas do concurso público da Educação iniciam às 13h deste domingo (18) APP-Sindicato

Provas do concurso público da Educação iniciam às 13h deste domingo (18)

Dúvidas sobre o concurso? Confira detalhes sobre a prova e acesse o Curso Preparatório online, oferecido gratuitamente pela APP

Neste domingo (18), mais de 76 mil educadores(as) realizam, em Curitiba e em mais 29 cidades do estado, as provas objetiva e discursiva do concurso público para professores(as) e pedagogos(as) da rede estadual de educação do Paraná.

Segundo informações da Agência Estadual de Notícias (AEN), os locais de aplicação do exame serão abertos ao meio-dia e a entrada será permitida até às 12h45. O início das provas está marcado para às 13 horas.

>> Receba notícias da APP pelo Whatsapp ou Telegram

No dia da prova, os(as) participantes deverão ter em mãos documento oficial com foto, caneta esferográfica de tinta azul ou preta, em material transparente, e o cartão de convocação para as provas.

A prova objetiva será composta por 30 questões de múltipla escolha, sendo oito sobre conhecimentos didáticos e duas sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e 20 questões de conhecimentos específicos.

Os(as) candidatos(as) aprovados nessa etapa ainda passarão por prova prática com avaliação de uma banca examinadora. O edital também prevê a prova de títulos e avaliação médica.

De acordo com nota da AEN, o concurso tem validade de dois anos a partir da publicação da homologação do resultado final, prorrogável por outros dois. Portanto, com expectativa de ampliação de vagas e convocação de mais candidatos(as).

Os(as) candidatos(as) podem acessar as informações dos locais das provas e o cartão de convocação no site da IBFC. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail [email protected] ou (11) 4788-1430 das 9h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira, exceto feriados.

>> Confira o edital aqui

Primeiro concurso em 10 anos

O último concurso público para o magistério estadual foi há 10 anos e ofertou 10 mil vagas. Sem a contratação de novos(as) educadores(as) para o quadro de servidores(as) estatutários(as) durante todo esse período, a demanda atual é estimada em cerca de 20 mil servidores(as). Esse número é 17 vezes maior que a quantidade de vagas ofertadas pelo governo.

Com oferta de vagas muito abaixo da demanda, o concurso público para professores(as) e pedagogos(as) da rede estadual de ensino do Paraná registra concorrência com índices altíssimos, chegando a 466 candidatos(as) por vaga. É o que revela a análise de um documento obtido pela APP-Sindicato, que apresenta a quantidade de inscrições por cargo e em cada um dos 29 Núcleos Regionais de Educação (NRE).

A realização de concursos públicos para suprir a demanda da rede estadual é uma das prioridades da Jornada de Lutas do Sindicato, que também defende a revogação da terceirização dos(as) funcionários(as) de escola e o restabelecimento das carreiras por meio de novos concursos.

Em março, logo após a publicação do Edital nº 011/2023, que dispõe sobre o atual processo para contratação de professores(as) e pedagogos(a), a APP protocolou um documento reivindicando uma série de alterações, inclusive o aumento do número de vagas.

Curso preparatório

O dia das provas está próximo, mas ainda há tempo para fazer um último intensivo antes de domingo e chegar preparado para o certame. A APP disponibilizou um Curso Preparatório composto por seis módulos, abordando temas constantes no edital. As aulas são online, gratuitas e disponibilizadas nas redes sociais do Sindicato.

O conteúdo é ministrado de forma dinâmica e todos os vídeos contam com tradutor de libras. Confira nos links abaixo.

Aula 1: Avaliação de Aprendizagem

Aula 2: Estatuto da Criança e do Adolescente

Aula 3: Gestão da Sala de Aula

Aula 4: O planejamento a partir do plano de aula, das metodologias ativas e das plataformas educacionais