Na manhã desta terça-feira (25), a secretária Educacional da APP-Sindicato, professora Walkíria Olegário Mazeto, acompanhada de um grupo de professores(as), participou de uma reunião com os deputados Hussein Bakri (no momento responde pela liderança do governo) e Professor Lemos, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O tema da conversa foi liberação dos afastamentos para a realização de mestrado e doutorado, além da prorrogação das licenças de 180 professores(as) que estão em fase de finalização dos seus cursos.
Em seguida, o grupo esteve na Casa Civil e foi recebido pelo secretário chefe Valdir Rossoni. Após a reunião, a APP-Sindicato se comprometeu a encaminhar um documento para o governo com os dados e números que demonstram a relevância da concessão de licenças para formação dos(as) educadores(as). A entidade já havia informado aos(às) educadores(as), que não obtiveram a prorrogação, que o primeiro passo a ser tomado era a apresentação de um requerimento administrativo. O secretário de Assuntos Jurídicos da entidade, professor Mario Sergio Ferreira, também comentou o assunto.
“Uma das prerrogativas de uma educação de qualidade é a formação de professores e professoras. Daí a importância de mecanismos que estimulam e favoreçam a participação, dos educadores em cursos de formação, inclusive mestrado e doutorado. Mas, no Paraná, o governo tem atuado na contramão: não liberou os afastamentos com este propósito em 2017 e não garante a liberação para o próximo ano. Outro problema é que cerca de 180 professores e professoras, cujos afastamentos devem vencer no dia 1º de maio, mas ainda não terminaram os cursos, não obtiveram da Secretaria de Educação a prorrogação das suas licenças”, explicou. O sindicato continuará acompanhando os desdobramentos da questão.