Consumando mais um ataque do governo Ratinho Jr. , foi aprovado na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o Projeto de Lei 788/2019, o qual prorroga o mandato dos(as) diretores(as) e diretores(as) auxiliares da rede estadual de educação. Durante a tarde desta terça-feira (12), a PL tramitou pela Comissão de Educação, onde o deputado Professor Lemos votou contrário ao parecer do relator da proposta. Já ao final na tarde, o projeto foi aprovado em plenário por 33 votos favoráveis e 7 contrários. O projeto segue para sanção do governo.
Acompanhando a sessão, servidores(as) e dirigentes estaduais da APP-Sindicato demonstraram posicionamento contrário a medida. O presidente do Sindicato, Professor Hermes Leão, destaca que o projeto realça o caráter autoritário do governo Ratinho Jr. , o qual interfere na autonomia das escolas e comunidades escolares.
“Nós acompanhamos essa mudança na gestão escolar com muita preocupação e infelizmente a maioria dos(as) deputados(as) votaram favoráveis à prorrogação dos atuais mandatos de diretores(as). Compreendemos que essas direções ficaram submetidas à uma lógica impositiva, de uma gestão que já têm se caracterizado por uma metodologia empresarial e uma preocupação muito grande com a quebra da autonomia pedagógica das escolas”, destaca Hermes Leão.
O presidente também enfatiza que a APP-Sindicato se manterá na vigilância para garantir que a democracia nas escolas seja mantida. “Manteremos uma atenção sobre o processo da gestão democrática nas escolas, mas não podemos deixar de fazer a crítica ao método escolhido pelo governador. Um método autoritário, em que não se debate com a categoria e impõe uma mudança pela disposição e única vontade do governo, o que é muito ruim”.
Deputados favoráveis a proposta:
Alexandre Amaro (REPUB)
Alexandre Curi (PSB)
Anibelli Neto (MDB)
Artagão Junior (PSB)
Cantora Mara Lima (PSC)
Cobra Repórter (PSD)
Coronel Lee (PSL)
Cristina Silvestri (PPS)
Del. Fernando Martins (PSL)
Del. Francischini (PSL)
Del. Jacovós (PL)
Do Carmo (PSL)
Emerson Bacil (PSL)
Evandro Araújo (PSC)
Francisco Buhrer (PSD)
Galo (PODE)
Gilberto Ribeiro (PP)
Gilson de Souza (PSC)
Homero Marchese (PROS)
Hussein Bakri (PSD)
Jonas Guimarães (PSB)
Luiz Claudio Romanelli (PSB)
Mabel Canto (PSC)
Marcel Micheletto (PL)
Marcio Pacheco (PDT)
Maria Victoria (PP)
Mauro Moraes (PSD)
Michele Caputo (PSDB)
Ricardo Arruda (PSL)
Rodrigo Estacho (PV)
Soldado Fruet (PROS)
Tercílio Turini (PPS)
Deputados Contrários à proposta:
Arilson Chiorato (PT)
Boca Aberta Junior (PROS)
Goura (PDT)
Luciana Rafagnin (PT)
Professor Lemos (PT)
Requião Filho (MDB)
Tadeu Veneri (PT)
Confira o material produzido pela APP-Sindicato sobre o tema:
Ratinho Jr. quer alterar lei e prorrogar mandatos de diretores(as) de escola
Projeto que prorroga o mandato dos(as) diretores(as) de escola é aprovado na CCJ