Começou nesta manhã (25) o Programa de Formação da APP, uma parceria entre a APP-Sindicato e Universidade Federal do Paraná (UFPR), que há muitos anos se unem para organizar uma formação continuada para os(as) trabalhadores(as) em educação no Paraná. O programa é uma atividade sindical estratégica para aprofundar as reflexão e debates sobre o atual momento histórico que a categoria vem enfrentando.
Nesta primeira etapa, acontece a turma estadual, com dois dias de atividades divididas entre conceito e fundamentação de como realizar análise de conjuntura e oficinas dos temas/módulos a serem trabalhadas nas turmas regionais. Após a realização desta etapa, acontecem as turmas regionais nos Núcleos Sindicais. Nesta etapa serão feitas as análises de conjuntura com recorte de classe, da classe trabalhadora.
Tendo como referência o Caderno da CNTE: Como fazer Análise de Conjuntura, o Prefácio do livro “18 Brumário” de Karl Marx e o livro “A formação da classe operária inglesa de E. P. Thompson, o professor da UFPR, Marcos Ferraz fez uma explanação do tema, para que na parte da tarde os(as) participantes divididos(as) em oficinas discutam os possíveis temas para os módulos nas etapas regionais.
Segundo o professor, a análise de conjuntura é a base de qualquer movimento. “É praticamente impossível a gente atuar politicamente, sem saber onde está atuando. E saber onde está atuando não é simplesmente reunir alguns fatos isolados, a gente tem que levantar um pouco do sentido destes fatos, os atores e personagens que estão envolvidos, como os interesses desses personagens e atores conflitam ou entram em aliança, para efetivamente você saber levantar em que ponto atacar mais nitidamente, em que ponto é menos essencial que você dê atenção para conseguir ler um pouco melhor a realidade na qual você tem que fazer política”, explica Marcos.
Também faz parte desta etapa, a exposição fotográfica do fotojornalista Leandro Taques, que virou livro após um financiamento coletivo feito na internet. O projeto é um trabalho fotográfico que registrou a peregrinação dos devotos de San Lázaro, o santo católico, e Babalú Ayé, o orixá na Santeria, em Rincon, Santiago de las Vegas, em Cuba. A documentação foi feita em 2012 e 2014 e as fotos ficarão expostas até o final desta etapa do programa.