Com objetivo de retomar o Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário), o Ministério da Educação (MEC) está realizando um levantamento da demanda existente nos estados e municípios.
O formulário está disponível neste link e deve ser preenchido até o dia 11 de dezembro.
O foco da pesquisa é mapear o interesse em Cursos Técnicos de Nível Médio junto aos(às) funcionários(as) de escola para que, com base no resultado, o MEC possa organizar a oferta em 2024.
Os resultados do questionário serão apresentados durante a quarta reunião do GT Profuncionário, que será realizada no dia 11 deste mês.
O Profuncionário oferece formação profissional, em nível médio e superior à distância, aos(às) funcionários(as) que atuam nas rede públicas de educação básica. No início de agosto de 2023, uma portaria publicada pelo MEC instituiu um grupo de trabalho para avaliar a retomada e melhorias do Profuncionário.
De 2007 a 2016, o programa, que foi criado no início do segundo mandato do presidente Lula, foi responsável por proporcionar profissionalização dos(as) funcionários(as) de escola, oferecendo formação específica, conforme as atividades desempenhadas em cada função.