O Mestrado Profissional em Ensino de História (Profhistória) está com inscrições abertas até o dia 13 de novembro. O programa é uma oportunidade para docentes do ensino de História da educação pública básica ampliarem a formação e obterem o título de mestre.
São 39 instituições com vagas abertas e que disponibilizam 684 vagas para 2025. No Paraná são quatro universidades vinculadas ao Profhistória, totalizando 54 vagas, sendo elas: Universidade Estadual de Maringá (UEM) com 16 vagas, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) com 14 vagas, Universidade Estadual do Paraná (Unespar) com 12 vagas e Universidade Federal do Paraná (UFPR) com 12 vagas.
O curso é presencial, com oferta simultânea nacional e seleção unificada. Para efetuar a inscrição é preciso que os(as) candidatos(as) preencham o formulário on-line e não é necessário apresentar projeto de pesquisa para se inscrever. Segundo a organização, os projetos de pesquisa são construídos no primeiro ano do curso, especialmente na disciplina Seminário de Pesquisa, destinada a essa finalidade.
A prova acontecerá no dia 12 de dezembro. O local e horário da prova serão informados no cartão de confirmação da inscrição. A avaliação será constituída por uma prova objetiva com 20 questões de múltipla escolha e uma prova discursiva com uma questão.
A divulgação da classificação final será feita no dia 21 de janeiro, no site do Programa. Informações, edital e provas anteriores também estão disponíveis na mesma página.
Doutorado
Saiba aqui quais universidades vão abrir vagas e quais são os critérios da seleção, além da apresentação de projeto.
Ficou com dúvidas?
Não perca a live nesta segunda-feira, dia 9 de setembro, às 19h no canal do Profhistória Nacional no Youtube (aqui)
>> Receba notícias da APP no seu Whatsapp ou Telegram
Conheça o Profhistória Nacional
O Profhistória, que conduz ao título de mestre em Ensino de História, é um curso presencial, com oferta simultânea nacional, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As instituições de ensino superior que integram a Rede Nacional do Profhistória são denominadas instituições associadas e são responsáveis pela execução do curso.
O total de vagas conta com financiamento do Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública da Educação Básica (PROEB) da CAPES, que tem por objetivo conceder apoio à formação continuada em nível de pós-graduação stricto sensu a professores(as) da rede pública da educação básica.