Durante a tarde de quarta-feira (17), Professores(as) da rede municipal de Bom Sucesso do Sul, município da região de Mandaguari, junto com a APP-Sindicato realizaram uma carreata para cobrar respeito por parte do prefeito Raimundo Severiano de Almeida Junior para com os(as) trabalhadores(as) da educação. A mobilização reuniu mais de 47 carros, que fizeram um buzinaço e levaram faixas cobrando o cumprimento do pagamento do FUNDEB referente a 2017, 2018 e 2019.
Segundo o Núcleo Sindical de Mandaguari, o prefeito não tem aplicado o valor de 60% do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) no pagamento dos(as) Professores(as), como é previsto na legislação do Fundo. O núcleo aponta ainda que o governo quebrou a promessa de reunião com a categoria e que faria o pagamento em duas parcelas após a eleição. Em resposta, a categoria saiu às ruas de Bom Sucesso para manifestar repúdio e indignação pelo desrespeito do prefeito para com os(as) profissionais.
Ainda na mobilização, os(as) profissionais reivindicam o reajuste do reajuste do Piso Nacional de 2019 e 2020 que não foi repassado, acumulando assim uma defasagem de 17,01 % no salário dos(as) professores(as). A APP-Sindicato de Mandaguari afirma ainda que o objetivo proposto com a mobilização foi alcançado. “O objetivo era expor para a comunidade a nossa luta ao longo destes 4 anos do que é direito garantido por Lei a nossa Categoria”, destaca o NS em nota.
Após a carreata, a APP-Sindicato e os(as) representantes dos(as) Professores(as) foram recebidos pelo jurídico do município e pela secretaria de educação, na qual ficou agendada uma reunião presencial com o prefeito nesta sexta-feira (18), às 10;30.
O Núcleo Sindical destaca ainda na nota que a mobilização foi importante para garantir que a gestão respeite a categoria. “Queremos agradecer a todos(as) os(as) professores que compareceram na mobilização, que abraçaram a causa demonstrando que não vão mais aceitar que seus direitos sejam violados. Que estarão sempre na luta pelos seus direitos. Nosso agradecimento a APP-Sindicato e a todos da comunidade que apoiaram a nossa mobilização”, ressalta a nota.