No Dia da Visibilidade Lésbica, 29 de agosto, organizações da sociedade civil lançam o I Lesbocenso Nacional. O objetivo é recolher informações e subsidiar a formulação de políticas públicas específicas para a população de lésbicas e sapatão.
A iniciativa, organizada pela Associação Coturno de Vênus e a Liga Brasileira de Lésbicas, abraça o desafio de suprir uma lacuna do IBGE, que não contém perguntas sobre a orientação sexual ou a identidade de gênero.
A invisibilidade demográfica se desdobra na ausência de políticas segmentadas de saúde e de combate à violência contra estas populações, por exemplo. Segundo dados publicados no Dossiê do Lesbocídio, foram mapeados 126 assassinatos de lésbicas, entre os anos de 2014 a 2017, motivados pela lesbofobia, com grande potencial de subnotificação.
O secretário Executivo da Mulher Trabalhadora e dos Direitos LGBTI+, professor Clau Lopes, ressalta a importância do questionário e do engajamento dos Núcleos Sindicais. “A nossa categoria é majoritariamente formada por mulheres. Muitas são lésbicas e não temos dados para compreender sua realidade demográfica e social. Ter estas informações é um passo importante para avançar na construção de uma escola plural, laica e emancipadora, da qual as mulheres lésbicas são protagonistas.”
Ajude a divulgar – O formulário com as questões estará disponível online a partir do dia 29 de agosto e é aberto a todas as lésbicas e sapatão maiores de 18 anos e residentes no Brasil. As interessadas em contribuir com a pesquisa podem fazê-lo até o final do mês de março de 2022.
O questionário pretende coletar informações sobre trabalho, educação, saúde, relacionamentos, relações familiares e redes de apoio que as lésbicas e sapatão possuem nas diversas regiões do país. As voluntárias também poderão escolher participar da segunda etapa da pesquisa, composta por uma entrevista online com as pesquisadoras.
Serviço: I LesboCenso Nacional – Mapeamento de Lésbicas
Data de lançamento do questionário: 29 de agosto de 2021
E-mail: [email protected]
Instagram: @lesbocenso
Contatos: Léo Ribas (41) 99658-8612
Lelia de Castro (61) 98254-3699
Por que é importante realizar um mapeamento nacional de lésbicas e sapatão?
Venha saber mais sobre o LesboCenso Nacional!
Curta, compartilhe, acompanhe as redes sociais.