Concurso Público: está no ar a primeira aula do curso preparatório da APP APP-Sindicato

Concurso Público: está no ar a primeira aula do curso preparatório da APP

As aulas serão online, gratuitas e disponibilizadas todas às sextas-feiras nas redes sociais do Sindicato

Começou nesta sexta-feira (5) o curso preparatório da APP para o concurso público da rede estadual de educação do Paraná. As aulas são online, gratuitas e disponibilizadas toda semana nas redes sociais do Sindicato.

Os Núcleos Sindicais também promovem aulas presenciais; entre em contato com o seu para mais informações.

O primeiro vídeo do curso tem 55 minutos de duração e trata da Avaliação da Aprendizagem. A pedagoga Aline Carissimi aborda temas como conceituação; legislação; avaliações diagnósticas e classificatórias, interna e externa; avaliação da educação infantil, entre outros.

>> Acesse aqui o PDF com a aula inicial do curso preparatório

“A escola justifica sua existência na garantia da aprendizagem do estudante”, afirma Aline. Avaliar essa aprendizagem é fundamental para criar, implantar e desenvolver o projeto pedagógico de cada escola.

A aula do curso detalha a evolução da Avaliação de Aprendizagem no Brasil a partir de 1996, com a aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Antes da LDB, as avaliações de aprendizagem e a recuperação de conteúdos eram feitas apenas no final do ano. Depois dela, isso passou a ocorrer ao longo do ano letivo.

“A partir da LDB de 1996 a avaliação passa a ser contínua e não só no final do ano. Todo o processo do estudante começa a ser avaliado continuamente, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos”, explica Aline.

Com a nova lei, passa a haver a possibilidade de recuperação de conteúdos a cada avaliação realizada. “Numa concepção progressista de educação, entende-se que se o estudante não conseguiu adquirir determinado conhecimento o professor deve intervir já naquele momento, trabalhar a recuperação dos conteúdos, a fim de garantir o avanço do estudante”, diz Aline.

As próximas aulas serão sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, Metodologias e Metodologias Ativas, Planejamento Escolar, Gestão de Sala de Aula e Produção de Texto e Questão Discursiva.

Curso preparatório

O curso preparatório é uma iniciativa do Departamento Estadual de PSS e da Secretaria Educacional da APP, reunindo seis módulos a partir de temas do Edital 11/2023.

“O curso é uma oportunidade para os(as) concorrentes se prepararem para a prova e aumentarem as chances de conquistar uma boa nota”, observa Élio da Silva, secretário de Finanças da APP e coordenador do Departamento de PSS.

Clau Lopes, secretário executivo de Direitos LGBTI+ e também do Departamento de PSS, reitera a importância da iniciativa. “São pouquíssimas vagas e a APP continua na luta por mais oportunidades e novos concursos públicos. Mas sabemos que cada educador(a) que se inscrever precisará de todo apoio para ter boas chances de ingressar na rede,” comenta.

Concurso Público

Após dez anos de espera e de luta da categoria, o Governo do Paraná publicou em 23 de março o edital para a realização de concurso público da rede estadual de educação do Paraná.

>> Acesse aqui a íntegra do edital

O período de inscrições vai até a próxima terça-feira (09/05) e a taxa é de R$ 100 para uma inscrição e R$ 160 para duas. O certame contará com provas objetiva e discursiva – a serem aplicadas no dia 18/06 – prova prática com apresentação de plano de aula e envio de uma aula em vídeo – nos moldes do último edital PSS – prova de títulos e avaliação médica.

Não há, no cronograma, a previsão de divulgação dos resultados.

São apenas 1.256 vagas: 1.109 para professores(as) e 147 para pedagogos(as). O número é muito inferior à demanda da rede, que hoje possui mais de 20 mil contratos emergenciais.

Ainda em março, a APP protocolou um pedido administrativo para ampliar o número, entre outras mudanças, mas o pedido foi negado. O Estado argumenta que há dispositivos legais que permitem chamar mais classificados(as) à medida que efetivos(as) se aposentarem.

O último concurso para professores(as) do quadro foi realizado em 2013, ofertando 10 mil vagas e registrando cerca de 100 mil inscritos. Desde então, governos tentaram suprir a crescente falta de profissionais com PSS, procedimento que não resolver a carência crônica da rede.

A realização de concursos públicos para suprir todas as vagas disponíveis é uma das prioridades da Jornada de Lutas do Sindicato, que também defende a revogação da terceirização dos(as) funcionários(as) de escola e o restabelecimento das carreiras por meio de novos concursos.