Presidente da APP-Sindicato testa positivo para covid-19 APP-Sindicato

Presidente da APP-Sindicato testa positivo para covid-19

Professor Hermes Leão se recupera em casa e passa bem, mas avanço da doença no estado causou a morte de duas profissionais da educação pública nas últimas 24 horas

Hermes Silva Leão, presidente da APP-Sindicato - Foto: Joka Madruga / APP-Sindicato

O presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Silva Leão, está com covid-19. O diagnóstico foi confirmado nesta terça-feira (23). O dirigente está em isolamento na sua residência, se recupera dos sintomas da doença e passa bem. Também ontem, uma professora e uma funcionária de escola, de cidades do interior do estado, morreram em decorrência do novo coronavírus.

Em uma rede social, Hermes relatou que os primeiros sintomas surgiram há cerca de 12 dias. O dirigente diz não saber como pode ter ocorrido a contaminação, pois têm cumprido as orientações das autoridades quanto ao isolamento social e porque todas as atividades presenciais do sindicato estão suspensas desde o início da pandemia.

“Esse vírus tem uma facilidade enorme de se movimentar. Estou sem condições de realizar qualquer trabalho neste momento. Vou me manter em repouso, isolado por mais alguns dias, e continuar insistindo que é importante que todas e todos se cuidem muito e que a gente continue cobrando intensamente as melhores condições para evitar que essa pandemia se alastre cada vez mais”, disse Hermes.

A preocupação do dirigente é confirmada nos dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde nesta quarta-feira (24), quando o Paraná registrou mais de mil novos casos e 23 óbitos causados pela covid-19. O número de mortes informado no boletim inclui uma professora de 39 anos, da rede pública municipal de Telêmaco Borba, e uma funcionária de escola da rede estadual, de 45 anos, que trabalhava no Núcleo Regional de Educação de Umuarama.

Hermes destaca que desde o início da pandemia, a APP-Sindicato tem cobrado do governo Ratinho Junior medidas de proteção para os(as) professores(as) e funcionários(as) das escolas da rede pública. Na avaliação do dirigente, as convocações da Secretaria da Educação e do Esporte (Seed) para realização de atividades nas escolas têm colocado em risco a vida dos(as) trabalhadores(as) e da comunidade escolar, favorecendo a contaminação e a propagação do novo coronavírus.

Para o presidente da entidade sindical, a prioridade no momento é proteger a vida das pessoas. Ele cita como exemplo a decisão tomada pelo sindicato que, desde o dia 20 de março, suspendeu o atendimento presencial em sua sede estadual e nos seus 29 núcleos sindicais espalhados pelo Paraná. Todos os(as) funcionários(as) estão trabalhando em home office o atendimento à categoria é realizado por telefone e pela internet.