Final de janeiro de 2020 ocorrerá a etapa estadual do XIII Congresso da APP-Sindicato. Serão três dias, de 27 a 29, e acontecerá em Maringá, com cerca de 650 participantes. No entanto, desde já acontecem as etapas regionais que mobilizarão educadores(as) nos 29 Núcleos Sindicais.
“Quem luta educa. A educação liberta!” é o tema escolhido como motivação para o debate. Haverá espaço para a análise do cenário vivido pelos(as) educadores(as), a partir do qual serão definidas as ações políticas que se desdobram no Plano de Lutas da para os próximos quatro anos da APP-Sindicato.
A organização do Congresso é resultado de uma soma de esforços dos(as) trabalhadores(as) da educação. Nesta edição, quem está à frente da coordenação geral é a secretária de Finanças da APP-Sindicato, Walkiria Mazeto, juntamente com a secretária de Sindicalizados(as), Elizamara Araújo, e Ana Carolina Dartora, secretária da Mulher Trabalhadora e dos Direitos LGBTI.
E para que o objetivo do Congresso se cumpra, foram inscritas quatro teses que vão auxiliar na compreensão do momento vivenciado pelos(as) trabalhadores(as) e que refletem sobre os rumos da educação e das ações do Sindicato. Essas temáticas estarão em avaliação durante os congressos regionais, que acontecem de 16 de outubro a 19 de dezembro.
Confira os temas pautados para o debate:
- Análise de conjuntura internacional, nacional e estadual;
- Análise das políticas sindicais e educacionais;
- Balanço político da gestão;
- Balanço das greves;
- Políticas Sindicais Permanentes: funcionários(as) da educação, aposentados(as), municipais, saúde do(a) trabalhador(a) em educação, relações étnico-raciais, gênero, direitos LGBTI+, juventudes, comunicação, OLT (Comissão Sindical Escolar);
- Plano de Lutas.
Saudações de peso e respeito – A 13ª edição homenageará o militante de esquerda e historiador Eric Hobsbawn e a militante dos direitos humanos Marielle Franco. Dois nomes conhecidos e marcados por trajetórias de luta e resistência. Fica a reflexão e o legado de ambos, de compreensão da necessidade e importância da luta coletiva para as transformações sociais. Veja uma síntese biográfica (aqui).
Calendário oficial:
Calendário oficial:
|
Quer saber quais os(as) profissionais que compõem as outras coordenações do Congresso? Quem pode participar do Congresso? Sobre as teses e as Emendas? Veja o vídeo abaixo, acesse o (hotsite) da APP-Sindicato sobre o Congresso e fique a par de tudo.