Prepare-se para o XIII Congresso da APP-Sindicato: "Quem luta educa. A educação liberta!

Prepare-se para o XIII Congresso da APP-Sindicato: “Quem luta educa. A educação liberta!

Espaço aberto para os debates sobre a educação pública e a conjuntura no país

Final de janeiro de 2020 ocorrerá a etapa estadual do XIII Congresso da APP-Sindicato. Serão três dias, de 27 a 29, e acontecerá em Maringá, com cerca de 650 participantes. No entanto, desde já acontecem as etapas regionais que mobilizarão educadores(as) nos 29 Núcleos Sindicais.

“Quem luta educa. A educação liberta!” é o tema escolhido como motivação para o debate. Haverá espaço para a análise do cenário vivido pelos(as) educadores(as), a partir do qual serão definidas as ações políticas que se desdobram no Plano de Lutas da para os próximos quatro anos da APP-Sindicato.

A organização do Congresso é resultado de uma soma de esforços dos(as) trabalhadores(as) da educação. Nesta edição, quem está à frente da coordenação geral é a secretária de Finanças da APP-Sindicato, Walkiria Mazeto, juntamente com a secretária de Sindicalizados(as), Elizamara Araújo, e  Ana Carolina Dartora, secretária da Mulher Trabalhadora e dos Direitos LGBTI.

E para que o objetivo do Congresso se cumpra, foram inscritas quatro teses que vão auxiliar na compreensão do momento vivenciado pelos(as) trabalhadores(as) e que refletem sobre os rumos da educação e das ações do Sindicato. Essas temáticas estarão em avaliação durante os congressos regionais, que acontecem de 16 de outubro a 19 de dezembro.

Confira os temas pautados para o debate:

  • Análise de conjuntura internacional, nacional e estadual;
  • Análise das políticas sindicais e educacionais;
  • Balanço político da gestão;
  • Balanço das greves;
  • Políticas Sindicais Permanentes: funcionários(as) da educação, aposentados(as), municipais, saúde do(a) trabalhador(a) em  educação, relações étnico-raciais, gênero, direitos LGBTI+, juventudes, comunicação, OLT (Comissão Sindical Escolar);
  • Plano de Lutas.

Saudações de peso e respeito –  A 13ª edição homenageará o militante de esquerda e historiador Eric Hobsbawn e a militante dos direitos humanos Marielle Franco. Dois nomes conhecidos e marcados por trajetórias de luta e resistência. Fica a reflexão e o legado de ambos, de compreensão da necessidade e importância da luta coletiva para as transformações sociais. Veja uma síntese biográfica (aqui).

Calendário oficial:

Calendário oficial:

  • 27/09/2019: prazo final de inscrição de teses;
  • 09/10/2019: data para divulgação do número de delegados(as) por núcleo sindical;
  • 11/10/2019: prazo final para divulgação das teses inscritas;
  • 16/10/2019 a 16/12/2019: período de realização dos congressos regionais de escolha de delegados(as);
  • 20/12/2019: prazo final para recebimento na Sede Estadual das fichas de inscrição dos(as) delegados(as) eleitos(as) e suplentes e do congressinho, ata padrão, lista de delegados(as), lista de presença e das emendas aprovadas nos congressos regionais;
  • 20/12/2019: prazo final para divulgação da programação e horário de credenciamento do XIII Congresso Estadual da APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná;
  • 20/01/2020: divulgação do número total de delegados/as eleitos/as nos congressos regionais;
  • 27, 28 e 29 de janeiro de 2020: XIII Congresso Estadual da APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná.

Quer saber quais os(as) profissionais que compõem as outras coordenações do Congresso? Quem pode participar do Congresso? Sobre as teses e as Emendas? Veja o vídeo abaixo, acesse o (hotsite) da APP-Sindicato sobre o Congresso e fique a par de tudo.

 

Isso vai fechar em 0 segundos

MENU