Nesta terça-feira (1), a Prefeitura Municipal de Santo Inácio publicou em imprensa oficial o edital de exoneração de 91 servidores públicos municipais. Segundo o advogado Gabriel Carneiro, responsável pela defesa de 22 servidores, a Prefeitura justificou a exoneração dos trabalhadores com base na Lei de Responsabilidade Fiscal, devido os alertas emitidos pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná em relação às despesas com pessoal. “Várias irregularidades foram observadas no decorrer da tramitação do processo administrativo instaurado pelo município, as quais já estão sendo objeto de impugnação em mandados de segurança impetrados, como também no recente ajuizamento de uma ação popular”, explica.
Como consequência disso, a Prefeitura publicou editais para a realização de Processo Seletivo Simplificado para a contratação de novos professores e também foram abertas vagas para estagiários trabalharem na área da educação.
Para o secretário de comunicação do Núcleo Sindical de Maringá da APP Sindicato, Vitor Molina, a exoneração causará desespero em dezenas de trabalhadores e também irá afetar a economia do município. “Além de prejudicar mais de noventa famílias, esta medida prejudica todo o município, pois este número representa uma boa parte da população de seis mil habitantes”.
Resta agora aguardar o posicionamento final do Poder Judiciário quanto a situação.