No mês de agosto, a direção estadual da APP-Sindicato notificou a Secretaria da Educação (Seed) para pedir a prorrogação do prazo das entregas das propostas de reestruturação do Projeto Político-Pedagógico (PPP).
Nesta segunda-feira (7), o pedido foi aprovado no Conselho Estadual de Educação (CEE) e os novos prazos foram divulgados: a comunidade escolar tem até o dia 31/12/2020 para aprovar o novo PPP e até o dia 31/06/2021 para realizar as adequações do Regimento Escolar. Confira aqui a Deliberação na íntegra.
“O governo sabia desde o ano passado sobre a necessidade de preparar as escolas para elaboração do PPP, mas deixou para fazer isso na última hora, o prazo inicial previa a entrega do PPP até o dia 20 de novembro deste ano nos Núcleos de Educação e nós defendemos que para não comprometer a qualidade do processo que era necessário mais tempo hábil”, relembrou a secretária Educacional da APP-Sindicato, professora Tais Mendes.
A APP-Sindicato orienta que a extensão do prazo seja usada para leitura, debate e construção democrática evolvendo toda a comunidade escola na construção das novas propostas. O Sindicato preparou uma série de materiais de apoio que servem de referenciais para a elaboração de um Projeto que assegure uma formação humana que se distancia dos resultados artificiais de avaliação,
Confira os referenciais de apoio produzidos pela APP-Sindicato para o debate sobre PPP:
:: Semana Pedagógica jul/2018
:: Semana Pedagógica jan/2019
:: Slides – Base Nacional Comum Curricular