Vote no PPA participativo: proposta defende destinação de 10% do PIB para a educação APP-Sindicato

O projeto depende da votação da população brasileira para ser implantado até 2027

Termina no dia 14 de julho o prazo para participar da elaboração coletiva do Plano Plurianual Participativo 2024-2027 (PPA) do governo federal, que define os programas prioritários para os próximos quatro anos. Entre as propostas indicadas pela APP-Sindicato e CNTE, consta uma de autoria da sociedade civil: o investimento de 10% do Produto Interno Bruno (PIB) como uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE)

O Sindicato reforça a importância do engajamento da categoria para que a proposta esteja entre as mais votadas pela população. Os projetos com mais votos serão incluídas no Plano Plurianual, a ser enviado ao Congresso até o dia 31 de agosto.

Marlei Fernandes de Carvalho, secretária de Assuntos Jurídicos da APP-Sindicato e vice-presidente da CNTE, defende que o financiamento da educação precisa estar no centro das políticas públicas no próximo período. “Assegurar 10% do PIB para o setor representa creche para todas as crianças, mais estudantes nas universidades, valorização profissional com concursos e salário digno para professores e funcionários, e também o acolhimento na EJA dos 75 milhões de brasileiros que não concluíram a educação básica”.

Saiba como votar

– Acesse o portal Brasil Participativo

– Para votar, é preciso acessar a conta gov.br e escolher no mínimo três projetos, clicando no botão “Votar”. Cada pessoa pode votar em até seis propostas, sendo três entre os 90 programas oficiais elaborados pelos ministérios do governo federal e três apresentadas pela sociedade civil.

– A plataforma permite ainda que cada pessoa faça três propostas que também podem ser votadas clicando no botão “Faça sua proposta”.

Confira as propostas indicadas pela APP

Educação Básica Democrática, com qualidade e equidade.

? Programas oficial “Mulher: Viver sem Violência”, elaborado pelo Ministério das Mulheres.

Programa oficial: Promoção do Trabalho Digno, Emprego e Renda, elaborado pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Políticas Públicas de Igualdade Racial e Ações Afirmativas de Inclusão , proposta elaborada pela sociedade civil.

Criação da Política Nacional de Cuidados, proposta inscrita pela sociedade civil.

10% do PIB para o PNE 2024 a 2034