“Por uma escola sem racismo” é tema do Jornal Mural especial do Dia da Consciência Negra

“Por uma escola sem racismo” é tema do Jornal Mural especial do Dia da Consciência Negra

Promoção da igualdade racial é comemorada anualmente no dia 20 de novembro

Jornal Mural Especial 20 de novembro - 2019 - Foto: Divulgação / APP-Sindicato

Por uma escola sem racismo. Esse é um dos temas da edição especial do Jornal Mural da APP-Sindicato em razão do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado anualmente no dia 20 de novembro.

Na edição deste ano, o jornal ainda traz textos e dados sobre desigualdade social no Brasil, violência, políticas de cotas raciais, empoderamento das mulheres negras, o significado do termo branquitude e os impactos da revolução 4.0.

O secretário de Promoção da Igualdade Racial e Combate ao Racismo da APP-Sindicato, Luiz Carlos dos Santos, explica que o objetivo é destacar o papel da escola no combate ao racismo e na promoção da igualdade racial na perspectiva de uma educação libertadora que transponha os muros da escola.

O material impresso está sendo enviado aos Núcleos Sindicais para que seja distribuído em todas as escolas do estado. A versão digital já está disponível no site da APP-Sindicato. Clique aqui para conferir, baixar e compartilhar!

20 de novembro

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi oficializado em 2011 pela Lei Federal n. 12.519. Mas a data é celebrada pelo movimento negro desde a década de 70, fazendo referência à morte de Zumbi, último líder do maior quilombo do período colonial, o Quilombo dos Palmares.