Por um projeto de educação que queremos! #EsteNão

Por um projeto de educação que queremos! #EsteNão

Nota da Direção Estadual da APP-Sindicato

Desde meados de junho de 2018, a APP-Sindicato mobiliza a categoria para pensar e propor qual a educação pública que queremos. Aliás, esse é um debate antigo na nossa categoria.
Após ataques constantes dos governos Richa e Temer contra nós, trabalhadores(as), é momento de decidir qual projeto de educação nos representa.

A participação da categoria foi intensa em plenárias regionais, na plenária estadual e no envio de vídeos das escolas sobre o tema. Além disso, o Sindicato realizou uma semana de sabatinas com candidatos(as) ao governo do Estado. Nas últimas semanas, a direção propôs à sociedade um site para consultar a atuação dos(as) deputados(as) estaduais e federais nos últimos 4 anos.
Todo o esforço tem uma razão: a defesa da escola pública de qualidade que tanto queremos. Principalmente nós, profissionais da educação, para os filhos e filhas da classe trabalhadora paranaense: os(as) nossos(as) estudantes.

A escola pública que defendemos passa pela valorização e capacitação de professores(as) e funcionários(as), com concurso público, salário e carreira digna. É uma escola com estrutura adequada para a prática do ensino-aprendizagem, sem qualquer mordaça que impeça o pensamento livre de estudantes, professores(as) e funcionários(as). Uma escola em que seus(suas) profissionais não sejam perseguidos(as) ou que adoeçam no exercício de suas funções. Uma escola sem qualquer discriminação de raça, cor, credo, orientação sexual e de gênero. Que faça o(a) estudante compreender a realidade em que vive para que possa transformá-la.

Infelizmente algumas candidaturas não defendem a mesma escola que queremos. E neste momento tão importante para as nossas vidas, nós, educadores(as) que somos, não podemos apoiar quem defende projeto tão antagônico ao que sonhamos para nós, para os(as) nossos(as) estudantes e para a classe trabalhadora.

A população brasileira, acima de qualquer partido ou causa, tem ido às ruas denunciar toda forma de opressão contra mulheres, negros(as) e população LGBTI, como vimos recentemente nas passeatas do #EleNao que reuniu milhões de pessoas em todo o Brasil. Precisamos estar unidos(as) para enfrentar os desafios que teremos pela frente e nós, professores(as) e funcionários(as) de escola, temos papel fundamental em todo o processo, pois a educação é o alicerce de toda a sociedade.

Nós, professores(as) e funcionários(as), não podemos e não iremos nos calar diante da barbárie. Não apoiamos projetos que queiram a destruição do serviço público ou da educação que defendemos. Somos contrários(as) a quaisquer medidas que nos retire direitos – como as que vivenciamos no Paraná, no dia 29 de abril, ou ainda, como as (a) Reforma Trabalhista, Lei da Terceirização, Emenda Constitucional 95 – todas já aprovadas no Congresso Nacional, ou a Reforma da Previdência que insistem em querer aprovar para acabar com nossa aposentadoria.
Este não é o projeto que defendemos!

#EsteNão #EleNão

Curitiba, 02 de outubro de 2018
Direção Estadual da APP-Sindicato

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU