Por saúde e perícia humanizada: educadores(as) vão às ruas no dia 15 de março APP-Sindicato

Por saúde e perícia humanizada: educadores(as) vão às ruas no dia 15 de março

Mobilização faz parte da Jornada de Lutas de 2023 e defende melhorias no Sistema de Atendimento à Saúde (SAS) e uma perícia médica humanizada

Os(as) educadores(as) da rede pública estadual estarão nas ruas do Paraná no dia 15 de março em defesa de um Sistema de Atendimento à Saúde (SAS) digno e de uma perícia médica humanizada.

“Nós teremos atos nos 29 Núcleos Sindicais e em Curitiba nós vamos fazer em frente à Santa Casa, na Praça Rui Barbosa, às 10h, juntamente com os Núcleos Metropolitana Norte, Metropolitana Sul, Curitiba Norte e Curitiba Sul”, informa Tereza Lemos, secretária de Saúde e Previdência da APP.

“Estamos cobrando que o SAS seja um sistema de atendimento que dê conta de atender às necessidades das nossas categorias, poque hoje esse sistema é insuficiente”, explica Tereza. “Nós não temos muitas especialidades, como na questão cardíaca, não tem fonoaudiologia, não tem atendimento psicológico”, detalha.

Os(as) educadores(as) vão se manifestar também em defesa de uma perícia médica humanizada. “Temos muitos casos de servidores(as) que não têm condições de trabalhar, estão doentes e passam pela avaliação da perícia, que não reconhece o atestado do médico e acaba não concedendo a licença para tratamento de saúde”, diz Tereza. “Então nós queremos que a perícia tenha um atendimento humanizado, que observe com muito cuidado a situação da saúde de nossos trabalhadores(as)”, completa.

As manifestações do dia 15 de março são parte da Jornada de Lutas 2023, aprovada em Assembleia Estadual da categoria em janeiro. O estabelecimento de um novo modelo de atendimento é uma das pautas consideras prioritárias pelos(as) educadores(as).

A Assembleia Estadual definiu as seguintes reivindicações nessa área: ampliação de hospitais credenciados e de especialidades, principalmente psicológicas; redução do tempo de espera para consultas e exames; extensão do atendimento aos(às) PSS e ampliação das unidades da Perícia do Estado.

>> Confira as deliberações da Assembleia aqui <<


:: Leia mais:

:: DATA-BASE: APP e FES debatem com Casa Civil as reivindicações dos servidores estaduais
:: Data-Base: Dieese constata que governo tem dinheiro sobrando para pagar reajuste
:: Novo Ensino Médio: APP participa de organização dos atos do dia 15 de março
:: Campanha salarial: edição especial do 30 de Agosto apresenta a pauta dos(as) aposentados(as)

MENU