Plenária do Fórum Paranaense de Educação de Jovens e Adultos (EJA) vai nomear representantes para o VI Encontro Regional APP-Sindicato

Plenária do Fórum Paranaense de Educação de Jovens e Adultos (EJA) vai nomear representantes para o VI Encontro Regional

Encontro acontecerá no próximo sábado (16) a partir das 15h30 e já é possível se inscrever para participar

Acontece no próximo sábado (16) às 15h30 a plenária do Fórum Paranaense de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que vai nomear 50 representantes para o VI Encontro Regional de Educação de Jovens e Adultos da Região Sul (Ereja-Sul), a ser realizado de 6 a 8 de outubro em Curitiba.

A plenária acontecerá de forma virtual. As inscrições devem ser feitas aqui. O link da sala de reunião será enviado por email aos(às) inscritos(as).

A APP integra o Fórum Paranaense de EJA e participa da organização do Ereja-Sul, que tem como tema “Educação, Democracia e Participação Popular: Fundamentos para uma Política Pública Nacional de EJA”.

O Ereja-Sul é um encontro educacional, de articulação e de trabalho em que os Fóruns dos três estados do Sul debatem a realidade da Educação de Jovens e Adultos na região e, à luz do tema principal, formulam proposições de políticas públicas para esta modalidade de ensino.

O ataque à democratização da EJA é um dos temas centrais a serem debatidos no Ereja-Sul, adianta Adriana Farias, integrante do Fórum Paranaense de EJA da região de Londrina. 

Adriana ressalta que a EJA na região Sul está sob uma administração gerencialista, meritocrática e empresarial, descompromissada com a aprendizagem e com a gestão democrática. 

O Paraná tornou-se uma referência em fazer da educação um grande negócio, diz Adriana. Estão em disputa dois projetos distintos e inconciliáveis: o da burguesia, de concepção supletiva, e o das camadas populares, que parte do princípio da educação como direito fundamental das pessoas.

Encontro

O VI Ereja Sul vai reunir estudantes de EJA e do Ensino Superior, professores(as) da Educação Básica e do Ensino Superior, gestores, representantes de movimentos sociais e sindicais, de ONG’s do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A abertura do Encontro, no dia 6 de outubro, às 19 hs, terá a presença do chefe de Gabinete da senadora Teresa Leitão, ex-deputado Carlos Abicali;, da professora Cláudia Borges Costa, diretora de Políticas de Educação de Jovens e Adultos do MEC, além de representantes do Conselho Estadual de Educação, Câmaras de Vereadores, Assembleias Legislativas, Câmara dos Deputados, das Instituições de Ensino Superior, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), dos sindicatos de trabalhadores da educação e de gestores da educação pública.

Realidade

O Brasil tem 11 milhões de pessoas acima de 15 anos de idade que não foram alfabetizadas e, em torno de 70 milhões de pessoas jovens, adultas e idosas, que não concluíram a Educação Básica. 

A oferta de EJA não atinge sequer 5% desta demanda. O Censo Escolar de 2022 revela que o total de alunos na EJA da educação básica caiu de 3.545.988 em 2018 para 2.774.428 em 2022 – uma redução de 22%.

MENU