Planejamento e plano de aula são temas da quarta aula do cursinho da APP APP-Sindicato

Planejamento e plano de aula são temas da quarta aula do cursinho da APP

A professora da Unespar, Cristina Cardoso, explica as diferenças entre os termos e a importância da construção de um planejamento para uma educação emancipadora

Já está no ar o quarto módulo do curso preparatório da APP para o concurso público da rede estadual do Paraná. A professora Cristina Cardoso, da Unespar, gravou sobre o tema “O planejamento a partir do plano de aula, das metodologias ativas e das plataformas educacionais”.

>> Receba notícias da APP no seu Whatsapp ou Telegram

As aulas do curso preparatório são online, gratuitas e disponibilizadas toda semana nas redes sociais do Sindicato.

A professora Cristina explica na aula as diferenças entre planejamento e plano de aulas e reforça a importância da organização do conteúdo que será trabalhado em sala com os(as) estudantes.

>> Acesse a apresentação da aula em PDF

“O plano de trabalho docente é um documento que coloca o(a) professor(a) no epicentro do trabalho, pensando com autonomia e se colocando como intelectual orgânico no sentido gramsciano”, explica a professora.

Outro ponto abordado é a necessidade dos(as) educadores(as) compreenderem o planejamento como instrumento de organização da lida docente, passo fundamental para tratar de um plano de aula numa perspectiva transformadora.

“O plano do trabalho docente não pode ser visto como camisa de força, mas também não sistematizar o seu trabalho, o risco que se corre é cair no espontaneísmo e é claro, para quem pensa educação a partir da perspectiva da emancipação humana não pode ter uma ação espontaneísta”, aponta Cristina.

Assista:

Curso preparatório

O curso preparatório é uma iniciativa do Departamento Estadual de PSS e da Secretaria Educacional da APP, reunindo seis módulos a partir de temas do Edital 11/2023.

“O curso é uma oportunidade para os(as) concorrentes se prepararem para a prova e aumentarem as chances de conquistar uma boa nota”, observa Élio da Silva, secretário de Finanças da APP e coordenador do Departamento de PSS.

>> Acesse aqui a íntegra do edital

Aula 1: Avaliação de Aprendizagem

Aula 2: Estatuto da Criança e do Adolescente