Piso: Secretaria de Municipais e Prefeitura de Diamante do Norte chegam a acordo para aplicar reajuste a professores(as) APP-Sindicato

A direção estadual da APP participou da negociação, realizada na última sexta-feira

Na última sexta-feira (15), a direção estadual da APP-Sindicato participou de uma reunião com a prefeitura de Diamante do Norte sobre a aplicação do Piso Nacional do Magistério para educadores(as) do município.

:: Receba notícias da APP pelo Whatsapp ou Telegram

Na ocasião, o prefeito Eliel Corrêa, se comprometeu a pagar integralmente o reajuste do Piso na base da carreira do Magistério, com retroativo a 1º de janeiro de 2024. O reajuste oficializado pelo governo federal este ano é de 3,62%, com o salário base chegando a R$ 4.580,57.

A administração afirmou ainda que pagará os anuênios, promoções e progressões e o retroativo do piso de 2023 caso o município tenha uma arrecadação que permita a implementação dos direitos, sem o comprometimento do índice fiscal.

Diante da aceitação da proposta por parte dos(as) educadores(as) do município, um Projeto de Lei será enviado para a Câmara Municipal, garantindo que os índices sejam aplicados na folha do próximo mês.

Presente na reunião, o Secretário Geral da APP-Sindicato, Celso dos Santos, enfatiza que houve uma boa negociação, dentro das limitações existentes no município.

“Continuamos monitorando a situação financeira de Diamante Do Norte para avaliar as condições para os demais pagamentos dentro dos limites fiscais”, enfatiza o secretário.

:: Leia também: V Encontro Estadual de Municipais debate desafios para a valorização da carreira

A secretária de Assuntos Municipais da APP, Marcia Oliveira, explica ainda que o Sindicato tem organizado negociações e oferecido subsídios jurídicos e financeiros para garantir que o Piso seja aplicado nos municípios.

“Além disso, estamos num esforço de repactuação política com os municípios da necessidade de valorização profissional, para garantir condições dignas de vida para os profissionais e por consequência a qualidade do trabalho educacional. Esta ação tem garantido a continuidade das negociações e no município de Diamante do Norte, o pagamento do piso nacional representa este avanço”, completa a secretária.

Participaram da reunião o Prefeito Eliel Corrêa, a Secretária de Educação Luzia Navarro, o Secretário Geral Estadual Celso Santos e a Secretária de Assuntos Municipais do NS de Paranavaí Erzilia Ferman.