Piso do Magistério será de R$ 2.455,35 em 2018 APP-Sindicato

Piso do Magistério será de R$ 2.455,35 em 2018

Foto: Divulgação

Após a reunião, nessa quarta-feira (20) do Fórum Permanente para Acompanhamento da Atualização Progressiva do Valor do Piso Salarial Nacional, com representantes do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undine) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), o anúncio do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) em 2018, aponta dados ainda questionáveis.

Para o Magistério, o Piso ficará em R$ 2.4.55,35, conforme a CNTE já havia antecipado no início de dezembro, e o reajuste fica em 6,81%. Participaram pela Confederação, o presidente Heleno Araújo, a vice-presidente Marlei Fernandes e a secretária de Formação Marta Vaneli, que são os(as) representantes titulares no Fórum.

Novamente a CNTE cobrou mais investimento, principalmente no que se refere ao cumprimento das metas 17 e 18,  do Plano Nacional de Educação (PNE). Os tópicos abordam a equiparação da remuneração média do Magistério com outras categorias profissionais, além do Piso e da Carreira para todos(as) os(as) trabalhadores(as) da educação.

A professora Marlei Fernandes explica que o próximo passo será a reunião a ser convocada pela Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase/MEC) junto com o Grupo de Trabalho (GT) para debater o financiamento da educação – meta 20 do PNE – e alternativas para o cumprimento das metas 17 e 18.

::Piso do Magistério 2018: debate acontecerá após reunião com o Fórum Permanente

Fonte: Com informações da CNTE