Na próxima segunda feira, 07 de setembro é feriado nacional, comemora-se a Independência do Brasil e como acontece desde 1995, movimentos populares estarão nas ruas para o Grito dos(as) Excluídos(as) que este ano tem como lema “Que país é este que mata gente, que a mídia mente e nos consome?”. O Grito é um movimento que nasce para dar voz aos(às) excluídos(as), marginalizados(as) e oprimidos(as) da sociedade.
Segundo um dos organizadores da atividade em Curitiba, Jardel Lopes, o Grito traz como pauta a realidade brasileira. “Vivemos um cenário de um país em crise política, sobretudo em crise ética, de princípios e valores humanos. Assistimos as correlações de poder e interesses pessoais se sobrepondo aos direitos sociais. A vida não ganha o primeiro lugar quando o capital é prioridade nas relações. Quando se escolhe expulsar os camponeses para plantar milho e soja transgênicos. Quando se coloca nas mesas produtos regados com agrotóxicos. Quando se reduz direitos de trabalhadores e se precariza o trabalho humano. Encarcera-se em massa os pobres e jovens. Mata-se os jovens pobres, negros e periferia”, explica.
Trabalhadores e trabalhadoras da educação no Estado, que vem enfrentando um governo autoritário e violento que retira direitos, aumenta impostos e bate em educadores(as), tem muito o que contribuir com essa reflexão.
Haverá atividades do Grito em várias cidades do Paraná. Em Curitiba, a concentração será a partir das 8h30 na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Belém, na Vila Centenário. De lá, o ato seguirá para a Comunidade São Domingos, que há mais de 30 anos está naquele local e ainda não possui documentação, ou seja, continua sem regularização.
Durante a caminhada até a Comunidade, acontecerão três paradas que refletirão as seguintes temáticas: 1ª Parada – Juventude e Combate à Violência, organizada pela Pastoral da Juventude e pelo Levante Popular; 2º Parada – Mídia e Democracia, organizada pela Frente Paranaense pelo Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão (Frentex-PR); e 3ª Parada – Trabalho, Teto e Terra organizada pela Comunidade Vila São Domingos.
Data: 7 de setembro de 2015
Horário: 8h30 (Concentração)
Local: Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Belém
Endereço: Amador Bueno, 627 – Vila Centenário (2 quadras do Terminal do Centenário)
Informações: 2105-6356