A APP-Sindicato reforça que, os(as) candidatos(as) que identificarem questões controversas na prova objetiva do novo PDE, ingressem com recurso até as 23h59 desta quarta-feira (3),contestando as respostas do gabarito.
A prova da Consulplan e da Seed foi aplicada no último domingo (31). Porém, o gabarito suscitou diversos questionamentos e divergências, com muitas questões que, se não forem revistas, podem gerar problemas classificatórios.
A interposição de recurso deve ser realizada via internet, por meio do Sistema Eletrônico de Interposição de Recursos, neste link, mediante acesso pessoal.
Em seu acesso, o(a) candidato(a) deverá selecionar o tipo da prova, disciplina, número da questão impugnada (devendo interpor uma a uma), o problema identificado na questão e a argumentação, que deverá ser redigida em no máximo 5.000 (cinco mil) caracteres.
Loteria
Quase 14 mil educadores(as) disputam apenas 2 mil vagas, número de todo insuficiente para atender à demanda represada pela interrupção de seis anos do programa.
O governador Ratinho Jr não se conteve e, em suas redes sociais, entregou o caráter eleitoreiro do processo seletivo, comemorando a realização da prova como o cumprimento de uma promessa de campanha.
Mas a APP reitera que este PDE desfigurado não é a política pública de formação e desenvolvimento esperada pelos(as) educadores(as) e necessária para a qualificação do processo de ensino-aprendizagem.
Trata-se de mais uma iniciativa que fomenta a competição entre pares, calcada em critérios meritocráticos distantes da realidade das escolas e das necessidades dos(as) educadores(as).
Se o governador cumprisse suas promessas, como o compromisso de dialogar com os Sindicatos, teríamos um PDE decente, construído em conjunto com a categoria e não imposto de cima para baixo por tecnocratas.
Leia também:
::PDE: categoria tem até quarta-feira para interpor recursos e contestar o gabarito