Parem de nos matar! Luto pelo feminicídio da professora Gabrielle de Lima Rodrigues APP-Sindicato

Mesmo com medida protetiva, Gabrielle foi morta a facadas pelo ex-companheiro na frente dos filhos

A APP-Sindicato manifesta profunda indignação pelo brutal assassinato da professora municipal Gabrielle de Lima Rodrigues e seu pai, em Toledo, nesta segunda-feira (18). Ambos foram mortos a facadas pelo ex-companheiro de Gabrielle na frente dos filhos, de 3 e 11 anos.

Gabrielle e o feminicida estavam em processo de separação e seu pai foi morto ao tentar defender a filha das agressões.
O fato evidencia o sentimento de posse do assassino sobre a ex-companheira, característica de uma sociedade estruturada pelo machismo que segue deixando vítimas fatais, sobreviventes e secundárias, como os filhos.

Cabe destacar que Gabrielle tinha uma medida protetiva contra o assassino. A falha do Estado em salvaguardar a sua integridade física exige uma profunda reflexão sobre a necessidade de aperfeiçoar políticas e mecanismos de proteção à mulher.

Lamentavelmente, Gabrielle não foi a primeira e não será a última vítima do machismo no estado em 2024. O número de feminicídios e tentativas de feminicídio aumentaram 26% no Paraná entre 2022 e 2023, segundo dados do Ministério Público. No último ano, foram alarmantes 354 casos; quase um por dia.

A APP, por meio da sua Secretaria da Mulher Trabalhadora, presta os mais profundos sentimentos de pesar e solidariedade à família da professora, seus amigos e à comunidade escolar.

Movimentos de mulheres estão organizando um ato por justiça para Gabrielle. A mobilização deve ocorrer às 18h, no Largo Municipal de Toledo, mas a programação ainda será confirmada.

Reiteramos a cobrança por celeridade na apuração e na aplicação das medidas cabíveis contra o feminicida, além do fortalecimento de políticas públicas para a superação de todas as formas de violência contra as mulheres.

Professora Gabrielle, presente!