Mais de 20 mil aposentados(as) e pensionista do ParanaPrevidência ainda precisam fazer o recadastramento neste ano para continuar recebendo normalmente em 2024. O prazo vai até 31 de dezembro.
Dos(as) 105 mil beneficiários que devem se recadastrar, 20.103 ainda não concluíram o procedimento. Esse número inclui todos(as) os(as) servidores(as) estaduais aposentados(as) e seus beneficiários(as) – não apenas educadores(as).
O Recadastramento 2023 pode ser feito no aplicativo da ParanaPrevidência, disponível nas lojas de aplicativos Google Play (para Android) ou Apple Store (para IOS). Com o CPF e a senha, o(a) interessado(a) deve seguir as instruções que aparecerem na tela.
Caso o(a) usuário(a) não lembre ou não tenha a senha, poderá redefini-la no próprio aplicativo. Após digitar o CPF, é necessário clicar no link em azul “Recuperar/Alterar senha”. O(a) beneficiário(a) receberá um e-mail ou uma mensagem SMS com orientações para a redefinição.
A APP Sindicato elaborou um tutorial em vídeo para auxiliar a categoria. Veja aqui como baixar o aplicativo
O recadastramento pode ser feito também no site do portal da instituição, na área do beneficiário. https://app.paranaprevidencia.pr.gov.br/login
Quem não conseguir fazer o recadastramento pela Internet deve procurar um dos centros de atendimento do Paraná Previdência, preferencialmente agendando horário no site da instituição.
Idosos com mais de 80 anos e acamados (com atestado) podem agendar visita social para serem atendidos em casa. Basta telefonar para 0800-643-0037 e marcar dia e horário para a visita, sem custos para o beneficiário.
Em caso de dúvidas, os(as) beneficiários podem entrar em contato com a PARANAPREVIDÊNCIA pelo número 0800-643-0037. O atendimento funciona das 8h30 às 18h00.
Mutirões
Para apoiar os educadores aposentados, a APP realizou uma série de mutirões de recadastramento em Curitiba e no interior do Paraná, ao longo do ano. Mais de 500 educadores foram beneficiados.
Os mutirões foram feitos em parceria com a ParanaPrevidência, que disponibilizou funcionários para atender os aposentados em quatro ações em Curitiba e depois em Maringá, Francisco Beltrão, Guarapuava, Pato Branco e Dois Vizinhos.
Conforme os dados da ParanaPrevidência, a maior parte dos que não fizeram o recadastramento estão na Região Metropolitana de Curitiba (8.189 pessoas). Na região de Londrina, 2.539 beneficiários ainda não se recadastraram, além de 1.945 na região de Maringá; 1.392 na região de Ponta Grossa e 963 na de Paranaguá, como se vê na tabela abaixo.