A ParanaPrevidência preparou um manual para os(as) servidores(as) aposentados(as). Em forma de revista digital, a publicação “Manual do Novo Aposentado” traz orientações para os(as) servidores(as) estaduais recém-aposentados sobre os canais de atendimento ndo instituto, além de dicas importantes sobre direitos e qualidade de vida.
Publicado no site da ParanaPrevidência, o manual de 58 páginas trata também de finanças e saúde, com informações importantes para planejar os períodos pré e pós-aposentadoria. A revista incentiva a socialização e a manutenção da saúde física e mental.
O Governo do Paraná tem 105 mil servidores(as) aposentados(as) e 29 mil pensionistas. No manual, eles vão encontrar também depoimentos de profissionais que relatam seus processos de aposentadoria e como vivem hoje esse período especial da vida. Dois dos textos são de professoras aposentadas: Célia Regina de Assis Gulisz e Erica Aline Qeller Brodbeck.
Parte do conteúdo é dedicado a ensinar os(as) aposentados(as) a manter atualizadas suas informações no site do ParanaPrevidência. Educação financeira é outro ponto importante do manual, que reúne orientações para manter as contas no azul e evitar endividamentos. Nesse mesmo capítulo, há alerta sobre os golpes e fraudes mais comuns contra os(as) aposentados(as).
Atendimento
O manual detalha as formas de atendimento aos aposentados e pensionistas. A principal delas é uma linha de telefone gratuita, que atende ligações de todo o Brasil para o número 0800-643-0037. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Os atendimentos à distância podem ser feitos também pelo site da ParanaPrevidência – na área do beneficiário. Também é possível enviar demandas para o email [email protected].
Os(as) beneficiários(as) que preferem ser atendidos presencialmente devem procurar a Central de Atendimento do instituto, em Curitiba, no térreo do edifício sede na rua Inácio Lustosa 700, com acesso facilitado pela alameda General Raul Munhoz, das 8h às 18h dos dias úteis. Esses atendimentos podem ser agendados pelo site e pelo telefone 0800-643-0037. Os beneficiários que não agendarem serão atendidos por ordem de chegada.
Os(as) educadores(as) aposentados e seus beneficiários têm mais uma possibilidade de atendimento: os que residem no interior podem procurar também os Núcleos Regionais de Educação.
Pensão e seguro de vida
O manual trata também de temas delicados, mas necessários, como pensão por morte, seguro de vida e auxílio-funeral.
A pensão por morte é devida ao cônjuge ou companheiro(a) e filhos menores de 21 anos; inválidos em qualquer idade ou com deficiência grave; enteado e menor tutelado, desde que comprovada a dependência econômica; pais em situação de dependência econômica comprovada; irmãos menores de 21 anos ou com invalidez ou deficiência grave em qualquer idade, em situação de dependência econômica comprovada.
À época do falecimento do aposentado, é devido o seguro de vida e o auxílio-funeral. Também é direito dos herdeiros solicitar os valores residuais do benefício do aposentado, referentes ao pagamento dos dias em vida no mês do falecimento, acrescidos do proporcional do 13° salário.
A falta de comunicação de falecimento do beneficiário à ParanaPrevidência, com recebimento de valores de benefício após o óbito do aposentado, pode gerar débito a ser cobrado dos herdeiros. Por isso é importante noticiar o falecimento o mais breve possível. Mesmo que haja dependentes que serão beneficiários, o benefício da aposentadoria deverá ser cancelado para que depois seja concedida pensão por morte.
Viver a vida
A ParanáPrevidência oferece a seus beneficiários o Programa Viver a Vida, que tem o objetivo de estimular aposentados e pensionistas no desenvolvimento e na manutenção de boas práticas nas áreas de saúde mental e física, lazer, cultura e educação.
O segurado tem à disposição cursos de idiomas, artesanato, pintura e outras artes, além de atividades físicas diversas e cursos de inclusão digital. O manual traz um QR Code para o segurado se inscrever e participar. Mais informações pelo telefone 41 3304-3766.
Ouvidoria
Outro canal de comunicação dos beneficiários é a Ouvidoria da ParanaPrevidência, que acolhe reclamações, denúncias e elogios. A Ouvidoria deve ser acionada depois de esgotadas as possibilidades de solução por outros canais.
O setor atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, presencialmente na rua Inácio Lustosa 700, em Curitiba, e pelos telefones (41) 3304-3028, 3304-3282 e 3304-3173. Também é possível enviar mensagens pelo telefone gratuito 0800 041 1113 e pelo WhatsApp no número 3883-4014, ou pelo email [email protected]