O estado do Paraná, que atualmente possui 27 praças de pedágio, passará a totalizar 42 em breve, após o leilão das concessões que irá ocorrer ainda este ano. A adição de 15 novas praças está prevista no estudo feito pela Empresa de Planejamento e Logística S.A (EPL) e discutido juntamente com o Ministério da Infraestrutura.
O presidente a APP-Sindicato de Cianorte, professor Marcos Alberto de Lima Fernandes, comenta o impacto na vida escolar de educadores(as) e estudantes da região. “Aqui na nossa região, com essas duas novas peças de pedágio, os estudantes prejudicados, serão os universitários que se deslocam de outras regiões para as Universidades (Unipar e UEM), em Cianorte, e também, os que estudam em outras instituições de ensino em Umuarama e Maringá”, enumera o presidente.
Para o economista Cid Coordeio a medida não representa, na prática, uma melhoria nas estradas ou diminuição da cobrança no bolso dos motoristas. “Nós condenamos neste modelo o elevado custo do pedágio no Paraná que está em torno de uma média de R$ 10 reais. Com as novas praças, o governo propagandeia a redução da tarifa, mas no bolso o custo continuará em certa de R$ 0,10 a cada quilômetro rodado ou seja, o pedágio continua sendo caro” explica o economista
O estudo prevê que todas as praças de pedágio estejam em operação no ano 2 do novo contrato, que deve ser concretizado no final de 2021, já que em novembro vencem os contratos vigentes – portanto, entre 2022 e 2023.
Proximidades das novas praças
– Sengés (PR-151)
– Siqueira Campos (BR-272)
– Jacarezinho/Ourinhos (BR-153)
– Califórnia (BR-376)
– Norte de Tamarana (PR-445)
– Jussara (PR-323)
– Tapejara (PR-323)
– Perobal/Cafezal do Sul (PR-323)
– Guaíra/Terra Roxa (BR-272)
– Guaíra/Mercedes (BR 163)
– Toledo/Cascavel (BR-467)
– Capitão Leônidas Marques (BR-163)
– Ampere (PR-182)
– Renascença (BR 280)
– Guairaçá (BR-376)
O Paraná tem atualmente 2,5 mil quilômetros de rodovias pedagiadas. O estudo prevê licitar 3.327 quilômetros de rodovias estaduais e federais em seis lotes. Serão 42 praças de pedágio, 15 praças a mais do que atualmente. A previsão é de R$ 43,7 bilhões em investimentos e que em 10 anos sejam duplicados 1.861 quilômetros de vias. O prazo de concessão do modelo híbrido terá validade de 30 anos.
Editado de: Portal DC Mais