Entidades sindicais e movimentos em prol da diversidade estarão presentes na Parada da Diversidade LGBT, vento que reunirá milhares de pessoas na luta contra o preconceito e em prol da plena cidadania LGBT. A Associação Paranaense da Parada da Diversidade (APPAD) tem a expectativa de superar o público dos anos anteriores – edições passadas chegaram a ter mais de 100 mil pessoas na Avenida Cândido de Abreu.
O tema deste ano “Todas as Vozes Contra as Violências de Gênero”, leva ao público reinvindicações não apenas do movimento LGBT, mas também do movimento de mulheres, tendo em vista a crescente onda de violência que atinge a população feminina, travestis e transexuais. Os organizadores do evento afirmam que o machismo é a principal causa de violências como, por exemplo, lésbofobia, transfobia e homofobia.
Nesta edição, a artista Mc Mayara receberá o título de Cidadã da Parada da Diversidade 2015, pelo serviço de utilidade pública prestado à população LGBT no último clipe da cantora, no qual ela aparece lutando contra personagens que representam o machismo, o racismo e a homofobia.
“O que a Mc Mayara fez como artista este ano, nunca tínhamos visto em Curitiba. Ela se posicionou fortemente contra questões que atingem diretamente a nossa população, como o racismo, o machismo e diversas outras formas de opressão”, destaca Márcio Marins, coordenador cultural e produtor do evento.
Com informações da APPAD