Na janela de comemorações do centenário de Paulo Freire, reunimos uma série de vídeos com entrevistas e documentários para conhecer a vida e obra do patrono da educação brasileira.
Confira!
Entrevistas
Rádio e TV Unicamp (1985)
Entrevista para a Rádio e TV Unicamp, universidade onde Freire atuou como professor da Faculdade de Educação durante 10 anos, de 1981 a 1991, junto ao hoje denominado Departamento de Ciências Sociais na Educação (Decise), ministrando as disciplinas de Educação e Movimentos Sociais.
Serginho Groisman (1989)
Entrevista para o programa “Matéria Prima”, da TV Cultura. O educador conta sobre seu exílio fora do país, responde perguntas e dialoga com jovens e fala sobre o exílio e seu trabalho, convicções e ideais.
Bate-papo com Lula (1989)
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrevista Paulo Freire em sua campanha para a presidência no ano de 1989. O conteúdo foi recuperado pela TV dos Trabalhadores.
Paulo Freire e Seymour Papert – TV PUC/USP (1995)
Diálogo antológico com o matemático e educador, Seymour Papert, estadunidense nascido na África do Sul.
Entrevista a Ubiratan D´Ambrosio (1996)
Clássica entrevista de Paulo Freire a Ubiratan D´Ambrosio e Maria do Carmo Domite, provocando reflexões entre a educação matemática e suas relações com a pedagogia freireana.
A última entrevista – TV PUC/SP (1997)
Vídeo com a última entrevista de Paulo Freire, exibida em 17 de abril de 1997, concedida à jornalista Luciana Burlamaqui, da TV PUC-SP, em sua casa no Alto Sumaré, em São Paulo. Na ocasião o educador escrevia “Cartas Pedagógicas”, o qual viria a ser editado como “Pedagogia da Indignação”.
Documentários
De Pé no Chão se Aprende a Ler (1961)
(Documentário, 15min. 44seg, direção Heinz Forthmann)
Documentário sobre a campanha “De Pé no Chão se Aprender a Ler”, implantada em Natal/RN na década de 60 sob orientação da teoria freireana, com foco na implantação do ensino primário em bairros pobres, em escolas de chão batido e cobertas de palha. Valorizou as festas, músicas e danças populares e instalou bibliotecas populares, praças de cultura, museus de arte popular.
As 40 Horas de Angicos (1963)
(Documentário, 11min, Produção do Serviço Cooperativo de Educação do Rio Grande do Norte, Roteiro Luiz Lobo)
O curta-metragem retrata aquele que foi um dos mais emblemáticos exemplos de aplicação da teoria e práxis freireanas, quando o educador alfabetizou 300 camponeses em 40 horas em Angicos/RN. O sucesso da experiência e a vitalidade dos movimentos sociais no período provocou a escalada do sistema em todo o país.
Paulo Freire – Contemporâneo (2006)
(Documentário, Brasil, 2006, 52 min, direção Toni Venturi)
O filme atualiza Freire, mostrando as experiências educacionais atuais inspiradas em seus ensinamentos e abordando os efeitos inclusivos de seu método de alfabetização.
Biografia de Paulo Freire (2013)
(Documentário, 24 min, direção: André Henrique Figueiredo)
A produção conta com depoimentos de familiares, amigos e colegas de trabalho, além de cenas de arquivo do educador.
Paulo Freire: Um homem do mundo (2021)
(Série, Brasil, direção: Cristiano Burlan)
Série documental em cinco episódios sobre o pensador brasileiro. Os capítulos abordam desde a formação do pensamento até o exílio do educador.
Realidade Brasileira: Episódio – Pensando com Paulo Freire
(Série, 51 min, direção Tania Quaresma)
O programa Realidade Brasileira consiste na apresentação de uma série de documentários sobre os grandes pensadores brasileiros, já mortos, que marcaram o século XX. O projeto é uma parceria da TV E-Paraná com a Escola Nacional Florestan Fernandes e a Fundação Darcy Ribeiro, com apoio do Ministério da Cultura.
Com informações:
MST
Acervo Paulo Freire