>> Receba notícias da APP no seu Whatsapp ou Telegram
A direção estadual da APP-Sindicato recebeu com profunda indignação informações sobre um ato covarde de violência contra o professor de História, Gabriel Barbosa Rossi Silva, praticado por um pai de aluno e delegado da Polícia Federal na última sexta-feira (30), no município de Guaíra, região oeste do estado.
De acordo com as informações, o professor foi abordado pelo delegado ao sair de um colégio onde leciona, tendo sido agarrado pelo pescoço, recebido ameaças e ainda uma arma apontada para a sua cabeça. Tudo aconteceu na presença de diversas testemunhas, inclusive crianças e adolescentes que estavam deixando a escola.
As agressões teriam sido motivadas pelo fato do docente, que é mestre em História pela Unioeste e também integrante do magistério da rede estadual de ensino, ter corrigido o filho do delegado por falas preconceituosas durante as aulas.
É inaceitável que educadores(as) sejam alvo de humilhações, ameaças, intimidações, agressões e qualquer outra forma de violência. O ambiente escolar precisa de proteção a toda essa intolerância instrumentalizada pelo negacionismo e por discursos de ódio.
Neste sentido, a APP repudia com veemência este episódio de extrema gravidade, ainda mais porque foi praticado por um agente público que deveria atuar justamente na garantia da segurança da população, ao invés de protagonizar cenas de violência contra um professor no exercício da sua atividade profissional.
Reafirmando o nosso compromisso irrestrito na defesa dos(as) trabalhadores(as) da educação, manifestamos total solidariedade ao professor e mestre Gabriel Barbosa Rossi Silva, exigimos a imediata apuração do caso para punição rigorosa ao seu agressor, pois quando um educador(a) é agredido(a), toda a sociedade é atacada!
Nota: Não identificamos o nome do agressor e o nome do colégio em que o fato aconteceu em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente, uma vez que essas informações possibilitariam a identificação e, por consequência, a exposição do aluno, o que é vedado pela legislação.