Em meio à insegurança gerada por informações distorcidas, o Governo do Paraná através de suas secretarias não emite qualquer notícia confirmando pagamentos dos(as) servidores(as). São professores(as) PSS que tiveram seus contratos rescindidos e até agora não receberam o acerto; funcionários(as) que recebem os mais baixos salários e que deixaram de receber o auxílio-alimentação desde dezembro.
Diante de tantos desencontros, a direção estadual da APP-Sindicato vem, desde o início do ano, realizando uma verdadeira “via-sacra” em busca de informações no Palácio Iguaçu e nas secretarias de Educação, Administração e Fazenda, sem sucesso.
“Há um clima de desconfiança, pois nenhuma confirmação de pagamento foi noticiada pelo governo, mesmo sob nossa insistência. Isso gera uma série de boatos que só fazem aumentar a desconfiança de que estes pagamentos não serão realizados em dia”, afirma Hermes Leão, presidente da APP-Sindicato.
Ainda, segundo ele, hoje o secretário de Educação só recebeu uma comissão da direção da APP após afirmarem que não deixariam o prédio sem o atendimento. “Há um novo método de atendimento às nossas demandas na Seed, burocratizando o diálogo. Qualquer reunião com o secretário deve ser agendada previamente através do trâmite de ofícios e na dependência da agenda do secretário” afirma Hermes. Ele destaca que isso tem dificultado o diálogo entre categoria e governo.
A única confirmação dada pelo secretário foi do crédito do Fundo Rotativo na conta das Escolas Estaduais ainda no dia de hoje. São duas parcelas em atraso referentes ao final de 2014. Diretores(as) de escolas em todo estado tem procurado o sindicato pois estão sendo cobrados por fornecedores desde novembro.
Em notícia veiculada no portal G1 na tarde desta quinta-feira(29), a secretaria da fazenda informa “que não tem data para pagar os benefícios atrasados dos servidores estaduais. A Secretaria da Fazenda informou apenas que os pagamentos serão reprogramados para os próximos meses´. Já os salários vão ser depositados normalmente na sexta-feira (30)”.
Licenças Especiais: o secretário de Educação, Fernando Xavier, informou à APP-Sindicato que deverá ser publicada uma portaria nos próximos dias cancelando as licenças especiais do primeiro trimestre de 2015. A APP refutou tal medida, pois muitos(as) trabalhadores(as) já se programaram para usufruir deste direito neste período. O sindicato se valerá dos instrumentos jurídicos necessários para garantir tal direito.