Boa notícia para os(as) trabalhadores(as) do Processo Seletivo Simplificado (PSS) que tiveram os seus contratos encerrados no final de 2017: a Secretaria de Estado da Educação (Seed) anunciou, finalmente, que o pagamento da rescisão acontecerá nesta sexta-feira (19). A previsão inicial era que o acerto fosse feio até o dia 31 de dezembro.
De acordo com o governo do Estado, no total serão R$ 64,6 milhões pagos às 32.950 pessoas, contratados em regime temporário, no ano passado. São 21 mil docentes e 11.950 agentes da área administrativa, que ainda não receberam o acerto. “De fato é uma somatória alta, parece muito dinheiro, mas é um valor diluído entre mais de 30 mil famílias que poderiam ter passado o período de festas de final de ano com esse dinheiro, que é direito, no bolso. Diante do orçamento do Estado, a soma não tem qualquer impacto. Por isso fomos cobrar o porquê da demorada no pagamento. O governo já sabia que estes contratos seriam encerrados, por que não incluir os valores no orçamento de dezembro?”, observa o presidente da APP, professor Hermes Silva Leão
Além do pagamento no momento da rescisão e da revindicação de novos concursos públicos, o Sindicato cobra do governo alterações no edital PSS, publicado no final do ano passado, principalmente em relação à redução de salário dos(as) professores(as).
Educador(a), você é parte desta luta. Participe da assembleia estadual da APP-Sindicato. Será no dia 27 de janeiro (sábado), às 8h30 na Avenida Iguaçu, 830, em Curitiba.