Outubro Rosa: prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais APP-Sindicato

Outubro Rosa: prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais

Câncer de mama tem cura; conscientização auxilia e faz a diferença!

Sede da APP-Sindicato em Curitiba

Vamos cuidar da nossa saúde todos os dias? Hoje termina o mês de outubro, que é alusivo à Campanha Rosa – de prevenção ao câncer de mama.

O movimento é internacional de conscientização para a detecção precoce como aliada ao tratamento. Não deixe para a última hora é o lema – e faz a diferença para salvar vidas!

O laço rosa, símbolo da campanha, foi criado no início da década de 1990 e lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, que distribuiu aos(às) participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York e, desde então, promovida anualmente.

A APP-Sindicato integrou-se à campanha, deixou a sede estadual em Curitiba com a fachada rosa como um alerta para a comunidade, além dos(as) seus(suas) funcionários(as) que utilizaram o laço rosa. O Sindicato sempre ao lado da dignidade humana e valorização da vida das mulheres.

O mês termina, mas a orientação é diária para todas as mulheres. Prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença caminham juntos.

Câncer de mama

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, seja em países em desenvolvimento ou desenvolvidos. Os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram:

» 2022: no Brasil, foram estimados 66.280 casos novos , o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100.000 mulheres (com dados próximos ao ano de 2021);

» 2020: em média, 2,3 milhões de casos novos foram estimados (isso representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres);

» O câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil; e

» A incidência e a mortalidade por câncer de mama tendem a crescer progressivamente a partir dos 40 anos.