Em resposta aos questionamentos apresentados pela APP-Sindicato sobre graves problemas constatados na divulgação resultados preliminares do Processo Seletivo Simplificado (PSS), Edital 73/2024, o Instituto Consulplan respondeu admitindo falhas e manifestando compromisso de sanar todos os problemas, mas manteve o cronograma da fase recursos. A APP segue acompanhando o caso e estuda a necessidade de novas ações para garantir os direitos dos(as) candidatos(as). O certame é destinado a contratação temporária para os cargos de Professor e Professor Pedagogo para atuação na rede pública estadual.
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“Analisando a manifestação da empresa, a gente entendeu que, embora tenham reconhecido a existência de erros na divulgação dos resultados, eles não vão publicar um resultado provisório antes da classificação definitiva, marcada para ser divulgada no dia 9 de dezembro. Diante disso, nós vamos reiterar que seja assegurado todos os direitos, para que todos os erros sejam corrigidos, para que os recursos sejam atendidos”, explica o secretário de Finanças da APP, Élio da Silva.
Desde a divulgação do resultado provisório da prova objetiva, prova prática, prova de títulos e tempo de serviço, publicada no dia 7 de novembro, a APP recebeu diversos relatos de incongruências e erros graves. De acordo com as reclamações, houve zeramentos injustificados nas notas de candidatos(as) atribuídas aos títulos e ao tempo de serviço. Candidatos(as) também apontaram problemas na análise da prova prática. Alguns vídeos, depois de postados e confirmados, teriam sumido do site da concurseira.
A estimativa é de que mais de 70% dos(as) inscritos(as) tenham sido afetados(as). Diante da gravidade dos relatos e do impacto para os(as) profissionais da educação, a APP solicitou a intervenção da Seed junto à organizadora do processo para solucionar os problemas.
>> Saiba mais: APP pede revisão do resultado provisório do PSS e orienta candidatos(as) a entrarem com recurso até segunda (11)
Respostas
Quanto ao tempo de serviço, a Consulplan admitiu a “existência de erro material parcial na indicação das pontuações” e que será realizada nova consulta à base de informações da Seed para correção dos erros e divulgação da classificação definitiva.
Já em relação a reclamação de que alguns vídeos, depois de postados e confirmados, sumiram da página de acompanhamento de inscrição do candidato, a organizadora afirmou desconhecer esse tipo de situação. Segundo o Instituto Consulplan, o sistema de recebimento gera número de protocolo a cada recebimento de documento anexado.
“Portanto, o candidato que se sentir prejudicado deve indicar o número de protocolo do documento extraviado, para que seja realizado as devidas apurações e correções. Toda e qualquer não conformidade detectada será sanada, de modo que nenhum candidato seja prejudicado em sua classificação final”, escreveu. Veja abaixo os canais de atendimento da Consulplan para envio do protocolo.
Para Elio, algumas respostas são insuficientes para restaurar a confiança no processo. O dirigente explica que a Consulplan deveria informar diretamente aos candidatos sobre as correções realizadas em suas avaliações individuais, além de divulgar cronogramas específicos para a correção dos erros e a publicação das novas classificações, antes do resultado final.
“A manifestação demonstra intenção de corrigir os erros, mas não informa prazos claros para a resolução ou para a publicação de resultados corrigidos. Isso pode gerar mais insegurança entre os participantes. A negativa sobre o desaparecimento de vídeos sem apresentar uma investigação ou auditoria independente também pode deixar dúvidas entre os candidatos” avalia o dirigente da APP.
Edital, resultados e atendimento
>> Central de Atendimento do Instituto Consulplan: funciona através do menu “Fale Conosco”, disponível no site www.institutoconsulplan.org.br, ou pelo telefone 0800-100-4790, das 8h às 17h30min.
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