A aprovação em sessões extraordinárias da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 16, que altera as regras previdenciárias dos servidores públicos estaduais, será contestada na Justiça por afronta à Constituição Estadual. A medida foi anunciada pelo líder da bancada de Oposição, deputado Tadeu Veneri (PT), após a realização das votações durante sessão plenária na Ópera do Arame, em Curitiba. A bancada de oposição irá ingressar com ação judicial para anular as votações com base na Constituição Estadual e Regimento Interno da Assembleia Legislativa, que exigem intervalo de cinco sessões entre a primeira e a segunda votações.
Em primeira votação, a PEC foi aprovada por 43 votos e nove contrários. A bancada de oposição não participou da sessão extraordinária, retirando-se da Ópera de Arame logo após a primeira votação. da PEC. Também foram aprovados os projetos 85 e 86, que complementam a reforma, estabelecendo a previdência complementar e adequando às regras estaduais à reforma nacional. Os projetos receberam emendas e retornam à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), antes de retornarem ao plenário.
“Nós vamos às últimas consequências para resguardar os direitos dos servidores e garantir o respeito às regras. A Constituição não pode ser interpretada de acordo com as conveniências de um governo que está empenhado em desmontar o serviço público”, disse o deputado Tadeu Veneri.O líder da bancada de Oposição lembrou que o governador Ratinho Junior (PSD) foi eleito com uma proposta de diálogo com a sociedade e, antes de completar o primeiro ano de gestão, mostrou que seus métodos são outros. “Governo que faz aprovar seus projetos a ferro e fogo , sem nenhum tipo de debate com a sociedade ou os servidores”, afirmou.
Veneri disse ainda que a proposta de reforma da previdência de Ratinho Junior penalizações servidores que ganham menos . “0 governo está retirando dos mais pobres para bancar os que menos têm”,criticou Veneri, ao citar o dispositivo que prevê desconto de 14% de todos os servidores para a previdência , independente do valor do salário.
A FAVOR
Adriano José
Alexandre Amaro
Alexandre Curi
Artagão Junior
Cobra Repórter
Coronel Lee
Cristina Silvestri
Delegado Fernando
Delegado Francischini
Delegado Jacovós
Delegado Recalcati
Do Carmo
Douglas Fabrício
Dr. Batista
Emerson Bacil
Evandro Araújo
Francisco Buhrer
Galo
Gilson de Souza
Homero Marchese
Hussein Barki
Jonas Guimarães
Luis Cláurio Romanelli
Luis Fernando Guerra
Luiz Carlos Martins
Mabel Canto
Mara Lima
Marcel Micheletto
Márcio Pacheco
Maria Vitória
Mauro Moraes
Michele Caputo
Nelson Justus
Nelson Luersen
Paulo Litro
Plauto Miró
Reichembach
Ricardo Arruda
Rodrigo Estacho
Subtenente Everton
Tercílio Turini
Tiago Amaral
Tião Medeiros
CONTRA
Anibelli Neto
Arilson Chiorato
Boca Aberta
Goura
Luciana Rafagnin
Professor Lemos
Requião Filho
Soldado Fruet
Tadeu Veneri
AUSENTE
Gilberto Ribeiro
NÃO VOTA
Ademar Traiano
Fonte: Site Tadeu Veneri