Operação Quadro Negro: delação aponta suposto envolvimento de membros do governo do Estado

Operação Quadro Negro: delação aponta suposto envolvimento de membros do governo do Estado


Foto: Murilo Ribas/APP-Sindicato

O Paraná TV desta sexta-feira(01) divulgou uma série de reportagens sobre a Operação Quadro Negro. O jornal afirma ter acesso ao conteúdo da delação premiada que o dono da Construtora Valor, Eduardo Lopes de Souza, fez à Procuradoria Geral da República. A delação foi feita em 08 de junho de 2017, em Curitiba, e ainda precisar ser homologada pelo Supremo Tribunal Federal.
A delação apresenta diversos nomes de supostos envolvidos com o esquema de corrupção que está sendo investigado por desviar quase R$ 30 milhões de um dinheiro que deveria ter sido gasto na infraestrutura de, pelo menos, 14 escolas públicas estaduais. Entre os nomes citados por Eduardo Lopes, está o do então deputado estadual Valdir Rossoni (PSDB), atual chefe da Casa Civil. Além disso, o delator afirma que parte dos desvios de dinheiro serviram para bancar as campanhas do governador Beto Richa (PSDB).
Lopes afirma ter sido orientado por Maurício Fanini, diretor geral da Secretaria de Educação (Seed), a elaborar propostas com descontos que garantiriam a vitória nas licitações das obras de reformas de escolas públicas no Paraná. “Depois eles acertariam tudo com aditivos contratuais que permitem pagamentos adicionais nas obras”, afirma uma das reportagens.
A APP-Sindicato denuncia, desde o primeiro semestre de 2016, obras de diversas escolas que foram paralisadas após as suspeitas de corrupção apontadas na Operação Quadro Negro. “Apoiamos as investigações e defendemos que estes órgãos devam trabalhar com a sociedade. Consideramos, como tem sido anunciando a todas as entidades, importância de criar uma CPI na Assembleia Legislativa para que haja uma prestação de contas transparente do que está sendo aplicado na educação e de como os desvios serão punidos”, defende o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Leão.
A APP continua acompanhando as investigações.

Veja as reportagens divulgadas pela RPC TV:

Leia também:

:: Operação Quadro Negro: APP-Sindicato relembra que desvios ainda não foram explicados à comunidade

:: Operação Quadro Negro: TCE-PR afirma que desvios chegam a R$ 30 milhões

Isso vai fechar em 0 segundos

MENU