A ONU Mulheres, Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres Brasil, lançou no fim de fevereiro um currículo e planos de aulas para o ensino fundamental sobre igualdade de gênero e enfrentamento à violência contra mulheres.
Intitulado de “O Valente não é Violento”, o currículo é voltado para professores(as) e alunos(as) do ensino médio. É possível fazer download gratuito dos materiais com os seguintes temas: Sexo, gênero e poder; Violências e suas interfaces; Estereótipos de gênero e esportes; Estereótipos de gênero, raça/etnia e mídia; Estereótipos de gênero, carreiras e profissões: diferenças e desigualdades; Vulnerabilidades e prevenção.
De acordo com a ONU Mulheres, a campanha reconhece a importância dos temas para o exercício da cidadania. “Para a elaboração do currículo, foram pesquisados marcos legais e políticos que apontam para a necessidade da inclusão de discussões acerca desses temas no espaço escolar e experiências de trabalho capitaneadas pelas políticas públicas e por organizações da sociedade civil. O programa considera as diretrizes do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM 2013-2015), que apontam para a necessidade de promover a inserção de temas voltados para a igualdade de gênero e valorização das diversidades nos currículos, materiais didáticos e paradidáticos da educação básica”.
Para a secretária de Gênero, Relações étnico-raciais e Direitos LGBT, Elizamara Goulart, os temas propostos no currículo são essenciais para serem trabalhados nas escolas. “Crescemos em uma sociedade machista e precisamos descontruir isso durante nossas atividades cotidianas na escola. O machismo e a violência estão naturalizados, mas é preciso repensar e descontruir. A educação tem papel fundamental nessa desconstrução, já que lutamos por uma educação pública emancipadora, que contribua para uma sociedade justa e igualitária”, explica.