Presente na luta pelos direitos dos(as) educadores(as) paranaenses e na defesa de uma educação pública de qualidade, a APP-Sindicato disponibilizou nos seus 72 anos de história, toda a sua estrutura necessária para oferecer um serviço de qualidade para os(as) sindicalizados(as). A sindicalização fortalece a representatividade da categoria, garante conquistas, viabiliza a organização das lutas e permite ainda a oferta de serviços de orientação, suporte e lazer exclusivos aos sindicalizados.
O(a) trabalhador(a) sindicalizado(a) da APP-Sindicato tem à sua disposição uma variedade de serviços, visando sempre atender à todas as necessidades, garantindo um atendimento humanizado e conveniente para aqueles(as) que fazem parte da instituição. O presidente do Sindicato, Professor Hermes Leão, destaca algumas vantagens de fazer parte dessa história. “Os(as) sindicalizados(as) da APP-Sindicato contam com a possibilidade de acessar serviços fundamentais, seja na defesa dos direitos, no lazer ou formação. Além da participação nas lutas, que por si é a melhor escola para os avanços coletivos tão importantes. Manter esses serviços é parte fundamental da defesa permanente da nossa entidade”, enfatiza Hermes Leão.
Junto com os serviços disponíveis na Sede Estadual, Núcleos Sindicais, Casas da APP-Sindicato e Colônias de Praia, o Sindicato ainda mantém uma luta constante pela manutenção do Fundeb, o cumprimento da lei do Piso Nacional do Magistério, o pagamento da data-base, melhores condições de trabalho e de saúde para todos(as) os(as) trabalhadores da educação, pagamento do salário mínimo regional para funcionários(as) de escola e demais lutas pela categoria.
Conheça aqui os serviços oferecidos pela APP-Sindicato:
A Setor de Atendimento aos Sindicalizados (SAS) – A APP-Sindicato trabalha para atender as questões importantes para os(as) sindicalizados(as) na relação entre Estado e trabalhadores(as) da educação. Entre os serviços prestados para a categoria estão: orientação sobre direitos funcionais; orientação sobre concurso público; informação sobre negociação política ligada a categoria; informações sobre a pauta de reivindicação da categoria; requerimentos administrativos diversos; análise e acompanhamento de processos de aposentadoria; revisão de proventos.
Atendimento Jurídico – Um setor especial no Sindicato faz todo o atendimento jurídico para a categoria. A APP-Sindicato mantém uma grande equipe de advogados(as), especializados(as) na legislação dos direitos da categoria, que sempre estão disponíveis para atender e representar o(a) sindicalizado(a) perante a justiça.
Espaços de Lazer – A APP-Sindicato conta com uma infraestrutura de Casas, Colônias e Clube. As Casas da APP-Sindicato estão localizadas nas cidades de Curitiba, Maringá, Londrina, Pato Branco e Ponta Grossa, onde oferecem conforto, segurança e uma hospedagem de qualidade para os(as) sindicalizados(as) e dependentes.
Já para aqueles que querem curtir um descanso na praia, o Sindicato disponibiliza as Colônias de Praia, localizadas na praia de Guaratuba(PR) e Itapoá (SC). As colônias contam com um amplo espaço, em regiões privilegiadas de ambos os litorais.
Convênios – Na APP-Sindicato, os(as) trabalhadores(as) em educação têm direitos, descontos e vantagens. Uma delas é a possibilidade de contratar plano de saúde e odontológico com preços especiais. O Sindicato vem investindo na ampliação da oferta de serviços para a categoria, com o objetivo de levar melhorias para a carreira e o bem-estar de cada funcionário(a) da educação.Também existem convênios com parques e diversos espaços de lazer, para que o(a) sindicalizado(a) e seus dependentes possam curtir ao máximo.
Comunicação – O(a) trabalhador(a) sindicalizado recebe todas as notícias sobre as lutas e conquistas do sindicato em primeira mão. Além das publicações no site, Facebook, Twitter, Instagram e na APP TV, os(as) sindicalizados(as) recebem em suas casas e espaços de trabalho publicações impressas, como o Jornal 30 de Agosto, Jornal Mural, e outros materiais especiais.
Cursos de formação – Oferecido a toda categoria sindicalizada, a universidade já emitiu mais de 15.000 (quinze mil) certificados que as trabalhadoras e trabalhadores da rede estadual e redes municipais puderam utilizar para somar pontos à suas carreiras. Turmas foram capacitadas nos nossos 29 Núcleos Sindicais, espalhados por todo o Paraná. Nossa formação possibilita manter parcerias com várias outras universidades, o que também nos possibilita organizar e ofertar outras propostas formativas voltadas não só para organização sindical, como também ajuda a entender as relações e condições de trabalho, cultura, organizações e relações sociais e política entre muitas outras temáticas. Por isso é possível afirmar que a política de formação sindical da APP é uma das mais importantes formas de devolução da valorosa contribuição sindical de cada um e cada uma.
Municipais – A Secretaria Estadual de Assuntos Municipais disponibiliza as(os) Sindicalizadas(os): atendimento jurídico para ações em defesa da categoria; subsídio para as direções municipais nas negociações politico-administrativas nas negociações com o executivo, principalmente sobre pagamento do PSPN; assessoria pedagógica jurídica na reformulação dos Planos de Carreiras, Cargos e Remunerações, acompanhamento e fiscalização dos recursos do FUNDEB;
Coletivos – Os coletivos da APP-Sindicato promovem debates sobre temas pertinentes a luta por uma sociedade igualitária, como: saúde, feminismo, promoção de combate ao racismo, meio ambiente, combate à homofobia, direitos das pessoas com deficiência, dos(as) funcionários(as), dos(as) aposentados(as), dos(as) pedagogos(as), da juventude sindical, dos PSS e outros.
Coletivo de Aposentados – A luta da APP-Sindicato vai para além dos(as) trabalhadores(as) em educação da ativa, ela atinge também os(as) profissionais da educação aposentados(as), com a preservação e ampliação dos seus direitos e pela melhoria da qualidade de vida de quem fez tanto pela educação.
18 de março: Ato Estadual em Curitiba
Convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a Greve Nacional da Educação vai mobilizar professores(as) e funcionários(as) de escola em todo o país na próxima quarta-feira (18).
Um dos temas centrais da mobilização é a aprovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) permanente e com mais recursos para a educação pública.
No Paraná, um ato estadual organizado pela APP-Sindicato vai reunir os(as) trabalhadores(as) em Curitiba . A paralisação vai ter início na Praça Santos Andrade, a partir das 9 horas. Depois, haverá uma caminhada até o Centro Cívico.
Clique aqui e confira as pautas aprovadas pela categoria em assembleia
Confira tudo sobre a luta da APP-Sindicato:
:: APP-Sindicato luta pela correção do pagamento do piso regional aos(às) funcionários(as)
:: Professores(as) paranaenses recebem 43% a menos do que determina a Lei
:: APP e o Fundeb: por mais recursos para a educação
:: Defender quem nos defende: O Sindicato somos todos(as) nós
:: Garanta seus direitos, garanta sua sindicalização
:: Qual o valor da contribuição sindical?
:: Confira os novos convênios da APP-Sindicato para os(as) sindicalizados(as)