O bloco da educação já está na avenida

O bloco da educação já está na avenida


É Carnaval e tem folia, tem sim senhor e senhora! Vamos para as ruas do Paraná mostrar que temos alegrias e esperança até na hora de lutar, com sintonia para reforçar à sociedade que educação também nos traz felicidade. São anos conquistando direitos e agora sem retrocessos, por favor! A canção é básica: ambiente educacional, com sindicato representativo, para acabar com a folia das mentiras, maldades e perseguições. Vamos seguir com o refrão da justiça, da luta e da resistência.

No Paraná é a folia do governador Beto Richa (PSDB) e de sua equipe que não vamos deixar passar na Avenida Central. Os holofotes com trios elétricos, serpentinas e confetes serão para denunciar as mentiras do governo. Quem vai aplaudir e curtir a marchinha fúnebre que recai na sociedade, em especial, na comunidade escolar, que luta diariamente pelos direitos garantidos em lei e contra a imposição das maldades criadas pelo governo do Paraná? Governo que se embala na doutrina do governo Federal e da sua proposta de fim da aposentadoria e do Ensino Médio.

É tanta alegoria que rima com mentira! É o Bloco do Richa Reprovado, o governador nota zero em educação. Educação não é brincadeira não!

Reis e rainhas, pierrôs e colombinas, o ritmo carnavalesco sacudiu o início do ano letivo no Paraná, com temas sérios como a hora-atividade, a distribuição de aulas e as aulas extraordinárias nos embalos da gestão administrativa que se diz preocupada com o cofre público. Quem governou o Paraná nos últimos anos? Qual foi o cálculo desde o início do seu reinado que culminou com o Estado em alerta e “no vermelho”. Mas os salários dos(as) governantes e cargos comissionados  continuam ascendentes e sem cortes.

O resultado de um samba-enredo que é para ser comemorativo está causando reflexos contrários. A tristeza e a frustração dos(as) educadores(as) são visíveis. Está difícil iniciar um ano letivo produtivo com os(as) personagens centrais sendo afetados(as) por medidas incabíveis que retiram direitos e prejudicam a qualidade do ensino da rede pública. “Não vai dar, não vai dar não, a greve será a nossa solução”. Dia 15 de março será o samba-enredo da manifestação.

História do Carnaval porque cultura não faz mal a ninguém. Sabedoria popular é aquela que se leva para a vida.

No Brasil, o Carnaval data do período colonial. O entrudo, festa de origem portuguesa, na colônia, praticada pelos(as) escravos(as), foi uma das primeiras manifestações carnavalescas. Posteriormente surgiram os cordões, ranchos, festas de salão, corsos, marchinhas, frevos e as escolas de samba, entre outros gêneros musicais. “Exaltação a Tiradentes” foi o primeiro samba-enredo gravado, de autoria de Mano Décio da Viola, Estanisláu Silva e Penteado. Afinal, os conteúdos dos sambas-enredo normalmente se baseiam em fatos históricos.

Aproveitem o Carnaval, com reflexão, luta e resistência!

 

Confira a programação do Bloco do Richa Reprovado pelo Paraná:

24/02 – Jataizinho – Pedágio BR-369, às 16 horas

24/02 – São José dos Pinhais – Pedágio BR-277, às 16 horas

24/02 – São José dos Pinhais – Pedágio BR-376, às 16 horas

24/02 – São Luiz do Purunã – Pedágio BR-277, às 16 horas

24/02 – Presidente Castelo Branco – Pedágio BR-376, às 18 horas

25/02 – Guaratuba – Concentração Colônia de Férias da APP (Rua João Prosdócimo, esq. com a Rua Deodoro Volpi, s/n), às 17 horas

25/02 – Jacarezinho – Pedágio BR-369, às 9 horas

25/02 – Paranavaí – Panfletagem no Centro, às 10 horas

25/02 e 26/02 – Porto Rico – Panfletagem, às 15 horas

27/02 – Cornélio Procópio – Concentração Núcleo APP (Rua Paraíba, 292), às 20h30

28/02 – Foz do Iguaçu – Panfletagem no Carnaval de Rua da cidade, às 18 horas

 

Mais informações:

Tereza Lemos, secretária de Organização da APP-Sindicato:(41) 99183-1313

 

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU