Núcleos Sindicais têm até o dia 26 para organizar as eleições das direções municipais

Núcleos Sindicais têm até o dia 26 para organizar as eleições das direções municipais

A eleição local é uma deliberação do último Congresso da APP e aumentará representatividade dos(as) educadores(as) municipais

Os alicerces de uma educação de qualidade, sem dúvida alguma, começam nos anos iniciais da formação. Com o objetivo de aprimorar a qualidade do ensino das crianças paranaenses, a APP-Sindicato nesta atual gestão, viabiliza novas formas de lutar por melhores condições de trabalho dos(as) educadores(as) das redes públicas municipais. Uma dessas ferramentas de atuação é a a criação das direções municipais.

Com a aprovação do novo estatuto da APP, houve a ampliação da Secretaria de Assuntos Municipais dentro do Sindicato e, também, foi criada a oportunidade para que cada Núcleo Sindical tivesse também dois dirigentes locais. Antes, em cada município representado pela APP, havia uma comissão sindical. O Congresso elevou o status dessa comissão ao nível de direção municipal, o que possibilita ampliação da organização no processo de filiação, de definição de pautas locais e da ampliação dos estudos de acompanhamento do financiamento e da carreira.

Eleições locais – Para a formação das direções municipais, os Núcleos da APP têm até o dia 26 de março para organizar nas cidades onde a rede municipal é representada pela APP,  as assembleias de eleição destes(as) representantes. “Serão eleitos de três a sete representantes por município. Significa que teremos, pelo menos, 1.200 dirigentes municipais acompanhando de perto o que acontece em cada local de trabalho e trazendo as especificidades de cada município para a APP”, explica o secretário de Assuntos Municipais da APP, professor Celso José dos Santos.

Para os(as) novos(as) eleitos(as), a acolhida contará com um processo de formação. “A educação básica é, muitas vezes o elo mais fragilizado da cadeia educacional. Os educadores e educadoras municipais acabam tendo a menor formação, a menor remuneração, a menor estrutura, o menor incentivo de carreira, as maiores pressões. Se os alicerces de uma construção não forem bem embasados, a parede pode trincar”, compara o dirigente.

A efetivação das direções municipais faz com que os(as) professores(as) e funcionários(as) das séries inciais tenham maior influência da política pública. “A gente sai do debate econômico, do plano de carreira (que é  importante) e passamos a ser protagonistas de outras discussões. Este é um dos processos capazes de aumentar nossa influência nas políticas públicas”, pondera Celso.

Assim é que se vê, a força da APP em cada município do Estado!

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU