Em mais um encontro de debates e participação democrática, a APP-Sindicato elegeu os(as) primeiros(as) representantes regionais para o Congresso Estadual da entidade, a ser realizado entre os dias 26 e 28 de janeiro, em Foz do Iguaçu. O Congresso Regional de Maringá foi o primeiro dos 29 eventos regionais para eleição dos(as) representantes e contou com a participação de mais de mais de 130 educadores(as) que representaram os mais de 4 mil sindicalizados(as) as 86 escolas e 28 municípios que pertencem ao Núcleo Sindical da região.
Com somente uma chapa inscrita, foram eleitos(as) 44 delegados(as) titulares e 44 suplentes. Segundo o regimento, aprovado no início do Congresso, poderiam ser inscritas chapas com, pelo menos, 25% do total de delegados(as), ou seja, com, no mínimo, 22 representantes.
Devido ao calendário de reposições e contando com a representação presente no congresso, foi realizada a assembleia regional para eleição de cinco representantes do Núcleo para o Conselho Estadual da APP-Sindicato.
Para Vilma Garcia da Silva, presidente do NS de Maringá, a participação representa a unidade da categoria e o reconhecimento do trabalho realizado pelo sindicato. “Foi um momento importante, democrático, de debate de ideias”, afirmou. Ela destacou a importância do Congresso Regional para mobilizar a categoria num período conturbado e de intensos ataques do governo. “Debatemos a tese do Congresso e apontamos um plano de lutas que será discutido na etapa estadual”, concluiu.
No próximo sábado, o Núcleo Sindical de Ponta Grossa realiza seu congresso regional.
Informações no site do congresso: www.appsindicato.org.br/congresso