Núcleo de Educação da CTB - PR divulga nota de apoio aos(às) educadores(as) em greve de fome

Núcleo de Educação da CTB – PR divulga nota de apoio aos(às) educadores(as) em greve de fome

Entidade defende a revogação do edital PSS 47/2020

Nota de apoio aos estudantes e trabalhadores da educação em resistência no Centro Cívico:

A educação é um termo que anda em voga na retórica do governador e de seu secretário da educação. Facilmente encontrado nas linhas de discursos políticos às vésperas das eleições, com promessas mirabolantes e falsas de melhoria na área – como a militarização dos estabelecimentos de ensino – ou segundos antes do sorriso falso do secretário e empresário de educação ao desejar “um feliz dia dos professores”.

No entanto, distante do discurso público e midiático, a educação tem primazia em outra ação do governo: nos ataques. A falta de diálogo com a categoria e a imposição de mudanças unilaterais gestadas na cabeça de um empresário que sempre enxergou no ensino público um “elefante branco” lembram mais a falta de “educação” do que seu exercício na relação com os demais. O constante descaso com aqueles que garantem o exercício do educar nos leva a necessidade de relembrar que educar também é resistir. Resistir à tirania de políticos que vem e vão com seus projetos pessoais eivados de megalomania, resistir ao desmonte da área que garante educação e cidadania aos filhos e filhas dos trabalhadores e trabalhadoras e que conduz, e conduzirá, nosso país a uma sociedade mais justa, solidária e próspera. E é com base nesse compromisso, de resistir para garantir a dignidade dos educadores e uma educação de qualidade e libertadora que, há três dias, estão resistindo no centro cívico trabalhadores da educação, estudantes e membros da direção da APP Sindicato. Diante da falta de diálogo por parte do governador Ratinho Jr. e do secretário de educação Renato Feder, essas pessoas se arriscam durante uma pandemia que ceifou a vida de 200 mil brasileiros e brasileiras, acampadas em frente ao Palácio do Iguaçu e, tentando sensibilizar os insensíveis, em greve de fome. Dito isto, o Núcleo de Educação da CTB Paraná se solidariza e se sente honrado e representado diante da coragem desses que fazem da ação o meio para a transformação – muito mais efetiva do que frases de efeito e do que a crítica pela crítica. É importante salientar que qualquer consequência à integridade física destes que se manifestam e se arriscam será de inteira responsabilidade do governador e do secretário e educação.

Esperamos que o Governo do Estado do Paraná compreenda que aqueles que têm compromisso de fato com a educação não ignoram as vozes dos que, diariamente, a constroem e nem lhes negam a dignidade e reconhecimento por seu esforço. Sigamos resistindo! Todo apoio aos trabalhadores, trabalhadoras e estudantes em luta.

-Pela revogação do Edital 47/2020 (prova para o Processo Seletivo Simplificado);
– Pela realização de concursos públicos;
-Pela anulação da terceirização dos funcionários e funcionárias das escolas;
– Pelo fim da militarização das escolas no Paraná;
-Pelo pagamento e implementação das progressões e promoções e
-Pela retomada do diálogo com a categoria!

Núcleo de Educação da CTB – PR.

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU